Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Juros sobem pela penúltima vez na Zona Euro

O Banco Central Europeu (BCE) deve aumentar as taxas de juro na Zona Euro em 25 pontos base para 4%. O aumento, que será anunciado na reunião do banco central na quarta-feira, poderá ser o penúltimo do ano, segundo estimam os analistas contactados pela Bl

04 de Junho de 2007 às 07:15
  • ...

O Banco Central Europeu (BCE) deve aumentar as taxas de juro na Zona Euro em 25 pontos base para 4%. O aumento, que será anunciado na reunião do banco central na quarta-feira, poderá ser o penúltimo do ano, segundo estimam os analistas contactados pela Bloomberg.

A maioria dos analistas espera que o BCE volte a aumentar os juros no terceiro trimestre do ano para os 4,25%, optando depois por estabilizar. Mas tudo depende da evolução económica.

Os últimos dados relativos às maiores economias da Zona Euro - Alemanha e França - revelam que há uma grande confiança por parte dos consumidores e empresários locais, o que pode resultar num maior investimento e, consequentemente, num crescimento da economia.

No entanto, isso pode resultar no crescimento da inflação, o grande medo dos dois presidentes de duas das principais instituições financeiras do mundo, o BCE e a Reserva Federal, Jean-Claude Trichet e Ben Bernanke, respectivamente.

Nos EUA, onde se registou o pior trimestre dos últimos quatro anos, a situação parece estar controlada, mas na Europa, os riscos são grandes.

"O BCE tem de gerir muito bem as expectativas inflacionistas através da sua política monetária", afirmou na semana passada o presidente do BCE, em Ancara, capital turca. Só estas declarações justificam o porquê de novas subidas dos juros este mês.

Os seguintes aumentos dependerão da rapidez de crescimento da economia europeia, que está com boas perspectivas.

Este será o segundo aumento das taxas de juro em 2007, depois de, em Março, o BCE ter aumentado os juros referência de 3,5% para 3,75%. Recorde-se que, no espaço de um ano, Jean-Claude Trichet anunciou cinco aumentos das taxas de juro, sempre de 25 pontos base, o que resulta num crescimento de 1,25 pontos percentuais de 2,5% para 3,75%.

Apesar da subida ser esperada, será normal que o euro suba face ao dólar.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio