Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo garante que traçado não afecta "mais de trinta habitações" em Alcobaça

O Ministério das Obras Públicas garante que a linha de Alta Velocidade não vai afectar "mais de 30 habitações", no concelho de Alcobaça, mas os peticionários continuam "a achar que são bastantes".

24 de Julho de 2008 às 12:56
  • 1
  • ...
O Ministério das Obras Públicas garante que a linha de Alta Velocidade não vai afectar "mais de 30 habitações", no concelho de Alcobaça, mas os peticionários continuam "a achar que são bastantes".

A informação facultada pelo Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (MOPTC) consta do relatório final da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações da Assembleia da República (AR) sobre a petição "TGV Serra dos Candeeiros -- Não", que reuniu 5.041 assinaturas, e que a Agência Lusa teve acesso.

Segundo o MOPTC, "ao contrário dos números que têm sido divulgados, no corredor aprovado pela Declaração de Impacte Ambiental e ambientalmente mais favorável, não serão afectadas mais de 30 habitações" no concelho de Alcobaça. As habitações afectadas situam-se nas Prazeres de Aljubarrota, 10 habitações, Benedita e Turquel, sete cada, São Vicente de Aljubarrota, quatro, Pataias e Évora de Alcobaça, com uma cada, de acordo com a informação do MOPTC, que refere que nas freguesias de Coz e Alpedriz não serão atingidas quaisquer habitações.

A tutela garante que edificações afectadas, e "correspondentes expropriações serão objecto de pagamento de justa indemnização, a fixar de forma a compensar o prejuízo do expropriado", de acordo com o Código das Expropriações.

"Mesmo que sejam trinta, continuo a achar que são bastantes", disse hoje à Agência Lusa o primeiro signatário da petição Paulo Inácio, admitindo "alguma revisão no traçado", mas reiterando que "o traçado a Este da Serra dos Candeeiros tem menos consequências ambientais, sociais e económicas e também possibilita uma paragem em Leiria, mas em vez de ser a Poente, a Nascente (Caranguejeira)."



Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio