Notícia
Governo quer gastar 420 milhões para remover amianto
Os Ministérios vão ter um reforço de verbas para avançar com a remoção de amianto dos edifícios públicos. Do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa virão 420 milhões de euros, adianta o relatório da proposta de Orçamento do Estado para 2018.
O Governo dará continuidade ao programa de remoção de amianto nos edifícios onde se prestam serviços públicos. A garantia consta da proposta de Orçamento do Estado para 2018 entregue esta sexta-feira, 13 de Outubro, no Parlamento. A ideia é que cada área governativa "tenha o reforço orçamental necessário para assegurar os investimentos nos casos em que o amianto apresenta um risco sério para a saúde pública".
Segundo o relatório que acompanha a proposta, está em curso uma candidatura aos Banco Europeu de Investimentos e Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa para garantir os 420 milhões de euros necessários para remover o amianto destes edifícios.
De acordo com levantamentos que têm vindo a ser efectuados, haverá ainda mais de quatro mil edifícios públicos com amianto na respectiva construção.