Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

G-7 pressiona EUA e Japão a resolver crise económica

O G-7, grupo dos sete países mais industrializados do mundo, encontra-se reunido em Palermo, Itália, para pressionar os Estados Unidos e o Japão a reforçarem os seus esforços de crescimento...

17 de Fevereiro de 2001 às 13:39
  • ...
O G-7, grupo dos sete países mais industrializados do mundo, encontra-se reunido em Palermo, Itália, para pressionar os Estados Unidos e o Japão a reforçarem os seus esforços de crescimento económico.

Os ministros das Finanças e administradores dos bancos centrais do Grupo dos Sete (G-7) pretendem exercer pressão sobre o recém-nomeado secretário do Tesouro norte-americano, Paul O’Neill, pela primeira vez no «forum», e sobre o ministro das Finanças japonês, Kiichi Miyazawa, para assegurar a rapidez de resposta a um abrandamento das duas maiores economias mundiais.

O Grupo dos Sete, segundo as agências noticiosas internacionais, considera que se vislumbra um dos cenários mais desfavoráveis para a economia mundial desde a crise financeira asiática de 1997.

Depois de uma década de crescimento sem precedentes, a economia dos Estados Unidos tem vindo a abrandar desde o ínicio da segunda metade do ano 2000, afectando os índices de exportações alemão e japonês.

O Japão, a segunda maior economia mundial, tem vindo também a abrandar desde o terceiro trimestre de 2000, provocando preocupações de recessão.

O G-7 poderá pressionar o Japão a reduzir as taxas de juro e a reestruturar o seu sector bancário.

O G-7 é constituído pelos Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Canadá.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio