Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Exportações de petróleo do Iraque recuaram 12% em Janeiro

O volume de petróleo exportado dos terminais iraquianos ao longo de Janeiro baixou 12,2% em relação ao observado em Dezembro, anunciaram os responsáveis do país. A queda é resultado das sabotagens aos oleodutos e de problemas eléctricos nos portos de abas

01 de Fevereiro de 2005 às 12:52
  • ...

O volume de petróleo exportado dos terminais iraquianos ao longo de Janeiro baixou 12,2% em relação ao observado em Dezembro, anunciaram os responsáveis do país. A queda é resultado das sabotagens aos oleodutos e de problemas eléctricos nos portos de abastecimento.

Os dados dos agentes portuários dos terminais iraquianos mostram que, em média, saíram do país 1,36 milhões de barris de petróleo por dia ao longo de Janeiro, valor que contrasta com os 1,55 milhões de barris diários observados em Dezembro.

No norte do país uma sucessão de sabotagens nos oleodutos levou à interrupção dos fornecimentos durante grande parte do mês, ao passo que nos terminais do sul do Iraque foram os problemas eléctricos, alguns também motivados por sabotagem, que impediram que o volume exportado fosse superior.

O Iraque produz actualmente cerca de 2,2 milhões de barris por dia, sendo esperado um aumento de capacidade para os 2,9 milhões de barris diários durante este ano.

As oscilações nas exportações iraquianas ao longo de 2004 foram um dos factores que contribuíram para a escalada dos preços do petróleo no último ano. As convulsões no país não permitiram que em 2004 a média diária exportada superasse os 1,5 milhões de barris.

Em Nova Iorque, o crude seguia a cair 0,66% para 47,88 dólares, enquanto em Londres o preço do barril de «brent» baixava 0,81% para 45,55 dólares.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio