Notícia
Escalões do abono de família sobem até 3,5%
Governo aprovou esta quinta-feira a actualização dos três primeiros escalões do abono de família. O aumento será de 3,5%, 3% e 2%, respectivamente. Famílias monoparentais vão receber mais dinheiro.
António Costa já tinha anunciado que o Governo ia actualizar os três primeiros escalões do abono de família e esta quinta-feira, depois da aprovação da medida em Conselho de Ministros, Vieira da Silva explicou como: a actualização será de 3,5%, 3% e 2%, respectivamente. Além disso, o Governo vai majorar em 10 pontos o abono atribuído a famílias monoparentais.
"Foi actualizado o valor dos três primeiros escalões do abono de família, em 3,5%, 2,5% e 2%, respectivamente e foi também aumentado em 10 pontos percentuais a majoração do abono de família das famílias monoparentais", explicou Vieira da Silva, após a reunião de Conselho de Ministros, referindo que as medidas constam do Programa de Governo.
O Governo pretende que esta medida, tal como a actualização de pensões até 628,8 euros, produza efeitos já em Janeiro, ainda que novo Orçamento do Estado só entre em vigor mais tarde.
Do conjunto de medidas a que o Governo chamou "pacote rendimento" também consta a actualização do valor do complemento solidário para idosos (que vai passar a estar acessível a idosos com rendimento inferior a 5.022 euros anuais) e alterações ao rendimento social de inserção que passam pela reposição do valor de 2010 e pela alteração da fórmula de considerar as famílias.
Vieira da Silva explicou que o valor dos três primeiros escalões do abono de família custa cerca de 37 milhões de euros, num pacote de 157 milhões de euros com impacto já a partir de Janeiro.