Notícia
Governo actualiza valores das pensões e abono de família esta semana
O primeiro-ministro anunciou no debate quinzenal que o Governo vai aprovar ainda esta semana a actualização dos valores das pensões, bem como prestações como o Rendimento Social de Inserção (RSI) ou o Complemento Solidário para Idosos (CSI).
As pensões do regime geral e do regime de protecção social vão ser actualizadas até ao final desta semana, anunciou António Costa, na abertura do primeiro debate quinzenal da legislatura. Costa não o concretizou, mas a actualização dos valores deverá ser feita na reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira, 17 de Dezembro. Em cima da mesa está a actualização de outras prestações, entre as quais o Rendimento Social de Inserção.
António Costa garantiu que "que o Governo aprovará esta semana" um conjunto de medidas: em primeiro lugar, a "actualização do valor das pensões do regime geral e do regime de protecção social". Também procederá à "reposição do valor do complemento solidário para idosos e do rendimento social de inserção, revertendo os cortes aplicados desde 2010", além de fazer a "a actualização dos três primeiros escalões do abono de família".
A propósito do RSI, o programa previa "repor os níveis de proteção às famílias em situação de pobreza extrema existentes até 2010 de modo a reintroduzir de forma consistente, níveis de cobertura adequados, reforçando assim a capacidade integradora e inclusiva desta prestação".
Somando estas medidas com as alterações à sobretaxa de IRS e aos salários, "verão a sua situação melhorada: 1,6 milhões de famílias, com a redução da sobretaxa, mais de meio milhão de trabalhadores, com o amento do salário mínimo nacional; 440 mil portugueses com a reposição dos mínimos sociais". Soma-se ainda "mais de um milhão de crianças com o aumento do abono de família e dois milhões de pensões, com a sua actualização", afirmou António Costa.
Trata-se de medidas consideradas essenciais para relançar a economia. "O relançamento da economia não pode prescindir da recuperação do rendimento das famílias, que é uma alavanca prioritária para a melhoria da actividade económica e a criação de emprego, no curto prazo", assinalou António Costa, que notou que é também preciso tomar várias medidas que capitalizem as empresas.
Notícia actualizada às 15:45 com mais informação