Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Conselho de Administração do Banco Popular aprova OPA voluntária sobre Pastor

Acções do Pastor seguem em forte alta, ao disparar 26%. Títulos do Popular perdem mais de 1%.

10 de Outubro de 2011 às 10:28
  • ...
“O Conselho de Administração do Banco Popular Español acordou aprovar a formulação de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) voluntária sobre 100% das acções e 100% das obrigações subordinadas necessariamente convertíveis da entidade Banco Pastor”, refere o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A contrapartida desta operação consiste 1,115 acções do Banco Popular, com 0,10 euros de valor nominal, por cada acção do Banco Pastor e 30,9 acções do Banco Popular, com 0,10 euros de valor nominal, por cada obrigação subordinada necessariamente convertível do Banco Pastor.

Segundo o “Cinco Dias”, esta contrapartida avalia o Banco Pastor em 1,360 mil milhões de euros, acima da sua capitalização bolsista actual de 1,045 mil milhões de euros. O preço efectivo equivalente desta contrapartida, avalia cada acção do Pastor em 3,82813 euros e cada obrigação convertível em 106,08897 euros.

Contudo, o comunicado sublinha que a operação está condicionada à “aceitação por um número de acções tal que assegurem que o Banco Popular será titular de acções que representem mais de 75% dos direitos de voto do Banco Pastor, assim como a obtenção de todas as autorizações que sejam obrigatórias por parte das autoridades públicas e organismos supervisores”.

Por outro lado, o banco convocou uma Assembleia-Geral de accionistas extraordinária para deliberar sobre a proposta de aumentar o capital social do Banco Popular, no montante suficiente para proceder à troca das acções e obrigações objecto de oferta. Não foi, no entanto, revelada a data da mesma.

O Popular subscreveu, esta manhã, com os accionistas do Pastor, representativos de 52,28% do seu capital, compromissos irrevogáveis, segundos quais se comprometem a aceitar a OPA, nos termos mencionados.

As acções dos bancos já voltaram a negociar, depois de terem sido suspensas na passada sexta-feira. O Popular cai 1,74% para os 3,503 euros, tendo já chegado a perder 2,38%. Já o Pastor dispara 25,99% para os 3,83 euros, depois de ter chegado a subir 29,93%.

Ver comentários
Saber mais Popular Pastor Espanha bancos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio