Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Combustíveis e vestuário impulsionam inflação em Maio

O índice de preços no consumidor terá aumentado 0,6% em Maio, devido às subidas de preços do vestuário e calçado, bem como dos combustíveis, segundo as previsões da Direcção Geral da Empresa, que estima no entanto, uma descida na inflação média anual para

04 de Junho de 2004 às 11:15
  • ...

O índice de preços no consumidor terá aumentado 0,6% em Maio, devido às subidas de preços do vestuário e calçado, bem como dos combustíveis, segundo as previsões da Direcção Geral da Empresa, que estima no entanto, uma descida na inflação média anual para 2,6%.

Segundo a DGE o IPC aumentou 0,6% em Maio deste ano, uma evolução idêntica à do mesmo mês de 2003. Já a inflação homóloga terá ficado nos 2,3%, igualando o registo de Abril, enquanto a inflação média anual terá recuado uma décima para 2,6%.

No mês passado os artigos de vestuário terão subido 5%, o calçado terá ficado mais caro em 6%, enquanto os combustíveis e lubrificantes para equipamento e transporte de pessoal devem ter crescido 2,4%.

Estes três produtos representaram mais de metade da subida mensal dos preços em Maio.

A DGE explica que a «subida dos preços do vestuário e calçado reflecte, à semelhança do verificado no mês anterior, o reposicionamento sazonal dos mesmos findo o tradicional abaixamento aquando da época de saldos do início do ano».

Quanto aos combustíveis a mesma fonte diz que estes em apenas «quatro meses aumentaram já 6%». A escalda do preço do petróleo nos mercados internacionais obrigou as petrolíferas a subir os preços dos combustíveis desde o início deste ano, altura em que o mercado foi liberalizado.

O resultado final da inflação de Maio deverá ser anunciado na próxima semana pelo INE.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio