Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Cavaco Silva: Em "tempo de incerteza" é "fundamental combater desigualdade e pobreza"

Na sua mensagem de Ano Novo ao país, o Presidente salientou a necessidade de Portugal preservar o modelo de desenvolvimento económico e social e de "renovar o contrato de confiança entre todos os Portugueses. O país deve também"acolher aqueles que nos procuram", defendeu.

Cavaco Silva: Impedido de dissolver a Assembleia da República, ainda deu posse a Passos Coelho antes de ser forçado a indigitar António Costa.
01 de Janeiro de 2016 às 21:31
  • 53
  • ...

Cavaco Silva afirmou esta sexta-feira, 1 de Janeiro, que Portugal vive "um tempo de incerteza" em que é fundamental preservar "os valores civilizacionais do Ocidente" e "o modelo de desenvolvimento económico e social da Europa" que tem seguido.

"Temos o dever de defender o modelo político, económico e social que, ao longo de décadas, nos trouxe paz, desenvolvimento e justiça", disse o Presidente, defendendo que é preciso "renovar o contrato de confiança entre todos os Portugueses, aquilo que constitui a maior razão para acreditarmos num futuro melhor, para nós e para os nossos filhos".

Cavaco Silva dirigiu ao país a sua última mensagem de Ano Novo enquanto Presidente da República e afirmou que os portugueses empreendedores, que "estão a fazer Portugal, não exigem o impossível nem pedem muito ao seu País". Pelo contrário, continuou, "pedem apenas que o Estado crie condições para que possam desenvolver o seu trabalho e, depois, que os poderes públicos não estabeleçam entraves à sua actividade, desde a criação de emprego e riqueza até à defesa do património e do ambiente, passando pela inovação social e tecnológica".

Num discurso em que optou por não falar abertamente de política, o Presidente invocou o "conhecimento" que reuniu sobre o país e sobre os portugueses ao longo dos últimos dez anos e os vários roteiros que realizou e que, salientou, lhe permitiram "conhecer Portugal de perto, mantendo um diálogo de proximidade com o país real, com os seus problemas e dificuldades, mas também com os seus anseios e as suas realizações".

Num "tempo de incerteza", são "todos vós, todos os Portugueses – o nosso grande motivo de esperança", afirmou. "A nossa sociedade civil demonstrou, em tempos muito difíceis, a sua vitalidade, o seu dinamismo, a sua ambição de viver num país melhor e mais justo", prosseguiu, lamentando que os "que estão a fazer Portugal" nem sempre sejam "conhecidos nem valorizados como merecem".

"Este é o país real, o país verdadeiro, que muitos agentes políticos desconhecem, que a comunicação social tantas vezes ignora e que conheci de perto durante os meus mandatos", disse o Presidente, sublinhando ser "fundamental combater as desigualdades e as situações de pobreza e exclusão social, que afectam ainda um grande número de cidadãos". Entre estes, disse, estão "os idosos mais carenciados, os desempregados ou empregados precários, os jovens qualificados que não encontram no seu país o reconhecimento que merecem".

 
"Acolher os que nos procuram"

O Presidente referiu-se também implicitamente à crise dos refugiados, que continua a atingir a Europa, e sustentou que "temos o dever de acolher aqueles que nos procuram para se integrarem na nossa sociedade, partilhando connosco os valores e princípios de que nunca abdicaremos: a democracia e a liberdade, a tolerância e a dignidade da pessoa humana, o respeito pela nossa cultura e pelas nossas tradições".

Até porque, lembrou Cavaco Silva, se Portugal é também um país de emigrantes, há 40 anos acolheu também "muitos milhares" de pessoas vindas das antigas colónias de África que regressaram "em condições difíceis, por vezes trágicas, e aqui prosperaram com o valor do seu trabalho e do seu esforço".


Assim, "numa Europa marcada por tensões e conflitos, onde em várias paragens emergem pulsões extremistas e xenófobas, Portugal deve afirmar a sua identidade universalista, o espírito com que, há mais de 500 anos, deu novos mundos ao mundo", concluiu o Presidente. 


(Notícia actualizada às 22:00 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Cavaco Silva mensagem Ano Novo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio