Notícia
Bem-estar dos portugueses atinge máximos históricos em 2018
O Instituto Nacional de Estatística anunciou que o índice de bem-estar dos portugueses atingiu um valor máximo desde que há registo, devido ao aumento nos dois segmentos: qualidade de vida e condições materiais.
No ano passado, o índice de bem-estar da população portuguesa atingiu o nível máximo desde 2004, ano em que os dados começaram a ser compilados, com os dois indicadores que o compõe – condições materiais e qualidade de vida – a subirem, segundo revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE), nesta quarta-feira, dia 7 de novembro.
O INE adiantou que o índice "evoluiu positivamente entre 2004 e 2018, tendo registado uma inflexão em 2007, 2008 e em 2012. Recuperou no ano seguinte, estimando-se uma continuação de crescimento para 2018". Mas alerta que "a partir de 2016 o crescimento tem vindo a ser progressivamente menos acentuado".
Os domínios que mais se destacaram no período em análise (2004-2018) foram os da segurança pessoal, que atingiu em 2016 o seu valor mais elevado, e tem decrescido ligeiramente a partir desse ano; e o domínio da educação, "que cresceu continuamente no período em estudo".
"Inversamente, os domínios do emprego e da vulnerabilidade económica são aqueles cuja evolução foi mais desfavorável, embora tenham vindo a recuperar desde 2013", concluiu o INE.