Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE preocupado com impacto do petróleo na subida da inflação

As recentes valorizações do preço do petróleo, que chegou a atingir um máximo de 21 anos, podem levar a inflação da Zona Euro a permanecer a níveis elevados, por mais tempo que apenas uns meses, alertou hoje o Banco Central Europeu, no Boletim Mensal de J

10 de Junho de 2004 às 10:24
  • ...

As recentes valorizações do preço do petróleo, que chegou a atingir um máximo de 21 anos, podem levar a inflação da Zona Euro a permanecer a níveis elevados, por mais tempo que apenas uns meses, alertou hoje o Banco Central Europeu, no Boletim Mensal de Junho.

«Se os preços do petróleo permanecerem nos recentes níveis elevados, é esperado que as taxas de inflação continuem mais altas que o previamente antecipado», diz a autoridade monetário no relatório hoje libertado.

Nos últimos meses a inflação da Zona Euro tem ficado acima dos 2%, que é o nível máximo de subida de preços desejado pelo BCE. A instituição liderada por Trichet aguarda que a inflação média deste ano fique nos 2,1%.

«Os riscos potenciais de efeitos secundários, através dos salários, tem de ser acompanhados de perto», alerta o BCE.

A autoridade monetária europeia, que tem como principal missão zelar pela estabilidade de preços na Zona Euro, mantém o preço do dinheiro nos 2% à vários meses, com o objectivo de impulsionar o crescimento económico na região.

Mas os economistas alertam que a politica monetária do BCE pode mudar se persistirem as pressões inflacionistas na Zona Euro. Nos Estados Unidos – onde a evolução da economia é muito mais vigorosa - os juros estão actualmente em 1%, mas Alan Greenspan já disse que a Fed fará tudo o que está ao seu alcance para controlar a inflação.

Os economistas estimam que a autoridade monetária dos Estados Unidos inicie já a 309 de Junho um ciclo de subidas nos juros.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio