Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Alexis Tsipras, a estrela da esquerda alternativa

O líder da coligação da esquerda radical grega (Syriza) e até há pouco um ilustre desconhecido na arena internacional, tornou-se repentinamente na estrela do movimento alternativo na Grécia e num problema para as chancelarias europeias.

Alexis Tsipras, a estrela da esquerda alternativa
15 de Junho de 2012 às 15:40
  • 8
  • ...

Apesar de ainda não ter completado 38 anos - nasceu em 28 de Julho de 1974, alguns dias após o fim da ditadura dos coronéis na Grécia - Alexis Tsipras é a face de um partido que nas legislativas de 6 de Maio quadruplicou o resultado eleitoral obtido em 2009 ao conseguir quase 17% dos votos. Elegeu 52 dos 300 deputados do parlamento grego e despedaçou o tradicional bipartidarismo.

De aspecto jovial, Tsipras cultiva um estilo descontraído: raramente usa gravata e desloca-se para o parlamento na sua moto BMW. Casou-se com a namorada dos tempos do liceu, aguarda o nascimento do segundo filho e confessa ser um fervoroso adepto do Panatinaikos, conhecido clube de futebol da capital helénica.

Alexis Tsipras já possui considerável experiência política. Envolveu-se nas mobilizações do ensino secundário em 1990-1991 contra os planos da reforma liberalizadora do sistema educativo quando militava na Juventude Comunista Grega (KNE), com ligações ao Partido Comunista Grego (KKE).

A sua actividade política prossegue na Universidade Técnica de Atenas, onde termina o curso de engenharia civil, tornando-se dirigente associativo e membro eleito pelos estudantes para o Senado da universidade. E entre 1995 e 1997 já ocupa um lugar no conselho central do Sindicato Nacional de Estudantes da Grécia (EFEE).

Após romper com o KKE junta-se à Synaspismos, uma organização da esquerda alternativa e o principal partido do Syriza - a coligação fundada em 2004 que engloba mais 11 organizações radicais - e que também se distingue do KKE pela defesa da permanência na União Europeia e na Zona Euro.

Aos 25 anos, Tsipras torna-se no primeiro líder da juventude da Synaspismos (literalmente Coligação dos movimentos de esquerda e ecologia), que liderou até 2003, participando na organização dos movimentos pela globalização alternativa e no Fórum Social Grego.

Após as legislativas de 2009, em que o Syriza obtém 4,5% dos votos e elege 13 deputados, torna-se no líder da sua bancada parlamentar.

Em 2010, o grupo parlamentar do Syriza conhece uma cisão promovida pela ala "moderada" de Fotis Kouvelis, que forma a Esquerda Democrática (Dimar, 6,11% nas eleições de Maio).

Perfeccionista, Tsipras é definido como um orador respeitado e temido pelos adversários políticos. No seu gabinete do partido é acompanhado por uma foto de Che Guevara e dizem que também admira o presidente venezuelano Hugo Chávez, com quem partilha a data do aniversário, com 20 anos de diferença.

Defensor dos direitos os imigrantes e dos refugiados, Alexis Tsipras faz a ponte entre diversas gerações da esquerda militante grega. Partilhou a campanha eleitoral para as legislativas de 6 de Maio com o "herói grego" Manolis Glezos, 89 anos, que em 1941, durante a II Guerra Mundial, retirou durante a noite com um companheiro a bandeira nazi hasteada Partenon.

Ver comentários
Saber mais Alexis Tsipras Syriza
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio