Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Agência Internacional de Energia defende energia nuclear na Alemanha

O Governo alemão não deve abandonar a produção de energia nuclear, afirma a Agência Internacional de Energia (AIE), pois haverá consequências negativas para o país, para a economia europeia e para o ambiente. Berlim quer fechar o último reactor nuclear de

04 de Junho de 2007 às 13:25
  • ...

O Governo alemão não deve abandonar a produção de energia nuclear, afirma a Agência Internacional de Energia (AIE), pois haverá consequências negativas para o país, para a economia europeia e para o ambiente. Berlim quer fechar o último reactor nuclear dentro de 15 anos.

A AIE, presente na Alemanha para falar perante os membros do G8, considera que a energia nuclear é demasiado importante para a Alemanha, pois é responsável por um quarto da produção eléctrica e por 12% de toda a energia consumida no país, o que garante a diversificação das fontes energéticas.

O encerramento de todas as centrais nucleares até 2020 irá "ter um forte impacto na segurança energética, eficiência económica e sustentabilidade ambiental. Eliminar a energia nuclear das fontes de produção reduz a diversidade das fontes de produção, aumenta a dependência da importação de energia, principalmente gás natural, cujos fornecedores não estão suficientemente diversificados", afirma o relatório.

A AIE sublinha ainda que o abandono da energia nuclear resultará na necessidade de um maior investimento da Alemanha noutras fontes de produção energética. Do ponto de vista ambiental, a associação recorda que a energia nuclear não contribui para a emissão de gases para a atmosfera e que, como o investimento em energias alternativas ainda é pequeno na Alemanha, o abandono do nuclear iria ser compensado com os combustíveis fósseis.

No mesmo relatório, a AIE aplaude as tentativas da Alemanha em reformar os seu mercado eléctrico e de gás natural, bem como a importância que o tema do ambiente tem para o Governo de Berlim.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio