Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Rússia defende China e diz que EUA têm de provar acusações sobre criação do vírus

A Rússia não pretende "mostrar nenhuma solidariedade" em relação aos comentários feitos pelos Estados Unidos quanto ao eventual papel da China na origem do vírus.

56.º Rússia
MAXIM ZMEYEV
06 de Maio de 2020 às 11:47
  • ...

A Rússia opõe-se à postura dos Estados Unidos de culpabilizar a China pela pandemia do novo coronavírus num momento que é delicado, e sem apresentar provas.

"Consideramos que é um momento inapropriado, algures no meio de uma crise severa e sem precedentes, tentar pôr todas as culpas na organização internacional de saúde (a Organização Mundial de Saúde) ou, no dia a seguir, na China", afirmou o porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov, em declarações à CNBC.

O mesmo porta-voz esclareceu que, posto isto, a Rússia não iria "mostrar nenhuma solidariedade" em relação aos comentários feitos pelos Estados Unidos quanto ao eventual papel da China na origem do vírus.

O secretário de Estado norte-americano Mike Pompeo disse, este domingo, que há "uma quantidade de provas significativa" de que o novo coronavírus foi fabricado num laboratório em Wuhan, o epicentro da pandemia. Estas declarações foram reforçadas, mais tarde, por Donald Trump, que disse que terá sido um "erro terrível" na China a dar origem à covid-19. Nenhum dos dois responsáveis apresentou provas das suas declarações, embora Trump tenha prometido revelar um relatório "conclusivo" sobre a questão.

A Rússia não foi o primeiro país a pronunciar-se sobre as acusações dos Estados Unidos ao gigante asiático. Esta terça-feira, no Reino Unido, o ministro da Defesa britânico, Ben Wallace, mostrou-se de acordo com a ideia de que a China deve explicações ao resto do mundo sobre a origem do novo coronavírus.

Ver comentários
Saber mais Rússia China Estados Unidos EUA Donald Trump política organizações internacionais diplomacia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio