Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Preços ao consumidor estagnam na Zona Euro em Outubro

Os preços ao consumidor deverão ter estagnado em Outubro na Zona Euro, de acordo com a primeira estimativa avançada pelo Eurostat.

Miguel Baltazar/Negócios
30 de Outubro de 2015 às 10:09
  • ...
A taxa de inflação na Zona Euro deverá ter estagnado no mês de Outubro, de acordo com a primeira estimativa divulgada pelo Eurostat. Em Setembro, os preços caíram 0,1%, devido à evolução dos combustíveis. 

Depois de no nono mês do ano o Eurostat ter confirmado uma descida nos preços, em Outubro a taxa de inflação anual acabou por estagnar.

Apesar da subida de preços no sector da alimentação, álcool e tabaco, naquela que terá sido a maior em termos anuais (subiram 1,5% face aos 1,4% de aumento no mês anterior), e nos serviços (aumentaram 1,5% face aos 1,4% de Setembro), a energia continua a arrastar os preços para baixo. Os combustíveis levaram a uma descida nos preços da energia de 8,7%, o que ainda assim já denota uma queda menor do que os 8,9% registados em Setembro e que foram o principal contributo para que no mês anterior a taxa de inflação fosse negativa.

Se excluída a componente da energia, os preços teriam subido 1,1% na Zona Euro, o valor mais alto desde Fevereiro de 2014, altura em que os preços excluindo a energia cresceram ao mesmo nível. Temos de recuar a Setembro de 2013 para ter um valor superior (1,4%).

Esta é a primeira estimativa da taxa de inflação na Zona Euro, cujos valores finais deverão ser divulgados pelo Eurostat a 16 de Novembro de 2015.

Apesar do indicador ter saído do vermelho, continuam os sinais de alerta em relação à evolução de preços que o BCE gostaria de ver colocada em torno dos 2%, o que levou, inclusive, o banco central a avançar, em Março deste ano, para uma política mais agressiva de compra de activos.

(Notícia actualizada com mais informação às 10h15)
Ver comentários
Saber mais Eurostat inflação Outubro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio