Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Irlanda deverá crescer 3% este ano e no próximo

O ministro das Finanças irlandês reviu em alta o crescimento do PIB e garantiu que não há razões para a Irlanda não crescer a este ritmo durante a próxima década.

Bloomberg
12 de Setembro de 2014 às 11:03
  • 8
  • ...

O ministro das Finanças irlandês, Michael Noonan, reviu em alta as estimativas de crescimento da economia da Irlanda para 3% este ano e também em 2015.

 

À entrada para o Eurogrupo, em Milão, o governante explicou aos jornalistas que "muito mudou desde Abril". "Segundo as indicações que tenho – e isto não é um anúncio formal – o crescimento, em 2014, deverá exceder os 3%, digamos 3,1%, e no próximo ano deverá rondar os 3%".

 

"Uma taxa de crescimento de 3% em vez de 2% significa muito mais empregos e mais receita fiscal", acrescentou o ministro, citado pela Bloomberg.

 

Além de melhorar as perspectivas para este e para o próximo ano, Michael Noonan mostrou-se optimista em relação à evolução estimada da economia para a próxima década. "Não vejo nada no horizonte que nos impeça de crescer a estes níveis durante cinco anos, até mesmo uma década, e isso resolveria muitos dos nossos problemas", sublinhou.

 

O Governo irlandês vai apresentar aos parceiros europeus a proposta de reembolsar antecipadamente uma parte do empréstimo ao FMI, para poupar na factura dos juros, já que essa parcela está associada a uma taxa de juro de 4,99%. A medida conta com o apoio do FMI mas ainda tem de ultrapassar um obstáculo, dado que o acordo com a troika proíbe os pagamentos antecipados a um só dos credores internacionais.

Ver comentários
Saber mais Michael Noonan Irlanda Eurogrupo Milão FMI economia (geral)
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio