Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação no Reino Unido cai abaixo de zero pela primeira vez em 55 anos

Pela primeira vez desde 1960, a evolução dos preços foi negativa no Reino Unido, em Abril. No mês passado, os preços no consumidor desceram 0,1%, pressionados pelo custo dos bens alimentares e energéticos.

19 de Maio de 2015 às 10:12
  • ...

A inflação no Reino Unido caiu abaixo de zero pela primeira vez desde 1960, pressionada pela queda dos preços dos alimentos e da energia.

 

Segundo os dados divulgados esta terça-feira, 19 de Maio, pelo gabinete estatístico do Reino Unido, os preços no consumidor desceram 0,1% face ao mesmo mês do ano passado. A chamada inflação subjacente – que exclui produtos energéticos e alimentares por terem evoluções mais voláteis – caiu para 0,8%, o valor mais baixo desde 2001.

 

Na semana passada, o governador do Banco de Inglaterra avisou que a taxa de inflação podia cair abaixo de zero nos próximos meses, sendo de esperar uma recuperação no final do ano. No relatório trimestral de inflação, divulgado no dia 13 de Maio, o banco central reviu em alta as estimativas de inflação para 2015, as estimativas de inflação de 0,5% para 0,6%. Para o próximo ano, foram reduzidas de 1,8% para 1,6%.

 

Nos horizontes de dois e três anos, o Banco de Inglaterra vê o crescimento dos preços no consumidor em 2% e 2,1%, respectivamente.

 

O banco central sublinhou ainda que há "poucos sinais" de que o Reino Unido esteja próximo de um cenário de deflação, embora esteja preparado para cortar a taxa de juro de referência ou reiniciar as compras de activos, se for necessário. A taxa de juro de referência do Banco de Inglaterra está no mínimo histórico de 0,5% desde Março de 2009 e os mercados antecipam aumentos a partir de meados de 2016.  

 

Segundo os dados do gabinete inglês de estatísticas, os preços dos alimentos caíram 3% em Abril face ao mesmo mês de 2014, enquanto os combustíveis e lubrificantes desceram 12,3%.

 

A queda anual de preços de 0,1% é a primeira desde que a série de dados foi iniciada em 1996. Com base numa série histórica construída pelo gabinete de estatísticas, é o primeiro declínio desde 1960.

Ver comentários
Saber mais Reino Unido governador do Banco de Inglaterra Banco de Inglaterra economia negócios e finanças macroeconomia conjuntura
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio