Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação na Zona Euro sai de terreno negativo

A taxa de inflação na Zona Euro situou-se em 0%, saindo desta forma de terreno negativo. As taxas de inflação mais baixas foram verificadas na Grécia e Chipre e as mais elevadas em Malta e Áustria.

Reuters
19 de Maio de 2015 às 10:07
  • ...

A taxa de inflação na Zona Euro situou-se em 0,0%, em Abril, assim como na União Europeia, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira, 19 de Maio, pelo Eurostat. A inflação na Zona Euro saiu assim de valores negativos, onde se encontrava desde Dezembro.

 

Cenário semelhante foi observado na União Europeia (UE), onde a taxa também passou de -0,1% para 0,0%, sendo igualmente o primeiro mês, desde Dezembro, que esta taxa não se encontra em terreno negativo.

 

Excluindo a energia a taxa de inflação passou de 0,6% para 0,7%. Já excluindo a alimentação, o álcool e o tabaco a taxa passou de 0,6% para 1,0%.

 

Por países, a Grécia foi o que registou a queda de preços mais acentuada (-1,8%), seguido por Chipre (-1,7%). Do lado oposto está Malta (1,4%) e Áustria (0,9%).

 

Portugal, tal como já tinha sido revelado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), registou um aumento da taxa de inflação, situando-se no valor mais elevado desde Julho de 2013. 

O fantasma da deflação parece cada vez mais longe. Recorde-se que nos últimos meses muitos economistas alertaram para o perigo de um contexto de queda generalizada dos preços no consumidor. O Banco Central Europeu (BCE) afastou sempre este cenário, realçando que as taxas de inflação negativas estavam muito associadas à queda dos preços do petróleo que passaram de um preço superior a 100 dólares por barril, no Verão do ano passado, para valores em torno dos 50 dólares. 


(Notícia actualizada às 10h37 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais inflação preços no consumidor conjuntura Zona Euro União Europeia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio