Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação abranda uma décima em abril para 2,2%

Estimativa rápida do INE revela que a taxa de inflação voltou a abrandar em abril, depois de ter acelerado no mês anterior. Inflação subjacente terá atingido os 2%. Preços da energia disparam para mais de 7%, em comparação com igual período homólogo.

Esplanadas têm sido espaços de eleição face às restrições impostas na utilização do espaço interior dos restaurantes. Setor volta a protestar esta segunda-feira.
Manuel Fernando Araújo / Lusa
30 de Abril de 2024 às 09:43
  • ...
A taxa de inflação em Portugal terá registado uma desaceleração em termos homólogos para 2,2% em abril, segundo a estimativa rápida divulgada esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O valor corresponde a menos uma décima do que o observado no mês anterior.

"Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá diminuído para 2,2% em abril de 2024, taxa inferior em 0,1 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior", indica o INE. Em março, a taxa de inflação tinha acelerado de 2,1% para 2,3%.

A inflação subjacente, que exclui os produtos mais sujeitos a variações de preços (produtos alimentares não transformados e energéticos), terá registado um crescimento homólogo de 2% em abril. O valor compara com 2,5% no mês precedente. 

Por outro lado, a variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos aumentou de 4,8% para 7,9%. Esse aumento deu-se "em consequência do efeito de base associado à redução de preços registada em abril de 2023 (variação mensal de -3,2%)".



Já o índice referente aos produtos alimentares não transformados teve uma taxa de variação nula em abril, segundo a estimativa rápida do INE. Em março, a taxa de variação do índice referente aos produtos alimentares caiu, pela primeira vez, desde outubro de 2021, fixando-se em -0,5%.

Em comparação com o mês anterior, a variação do IPC terá sido 0,5% (2,0% em março e 0,6% em abril de 2023). O INE estima que a variação média nos últimos doze meses terá sido de 2,6% (2,9% no mês anterior).

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português, que permite comparar a evolução dos preços em Portugal com a dos restantes Estados-membros, terá registado um abrandamento homólogo de 2,3%. No mês de março, a variação homóloga tinha sido de 2,6%.

Os dados definitivos do IPC de abril serão conhecidos no próximo dia 13 de maio.

Notícia atualizada às 9:56
Ver comentários
Saber mais inflação preços consumidor INE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio