Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Consumo de carne de vaca caiu para mínimos de dez anos mas continua acima do recomendado

Em 2012, o consumo de carne de aves, mais barata e saudável, destronou a de vaca e de porco, que caíram para mínimos da década, de acordo com o INE. Ainda assim, o regime alimentar dos portugueses continua a ser pouco saudável e está a afastar-se da “dieta mediterrânica”, devido ao excesso de proteínas de origem animal e de gorduras.

Negócios 02 de Abril de 2014 às 11:45
  • 7
  • ...

Em 2012, o consumo de carne de vaca caiu para mínimos de dez anos, revela o estudo do Instituto Nacional de Estatística sobre a evolução da balança alimentar portuguesa, que identifica dois períodos “marcadamente distintos” no quinquénio 2008/2012: “até 2010 um período de expansão caracterizado por elevadas disponibilidades alimentares e calóricas e a partir de 2010 com reduções acentuadas das disponibilidades alimentares”.

 

“O ano de 2012 detém os níveis mais baixos de disponibilidades alimentares de carne de bovino dos últimos dez anos. Seria igualmente necessário recuar treze anos, para se encontrar um nível semelhante de disponibilidades alimentares de carne de suíno, passando a carne de aves, pela primeira vez de que há registos estatísticos, a garantir a principal disponibilidade de carne em Portugal".

 

Idêntica tendência de redução de consumo se verificou com os frutos, lacticínios e pescado, que revelam em 2012 mínimos de vinte, nove e oito anos, respectivamente. Em contrapartida, assinala o INE, observaram-se aumentos no consumo de cereais (+2,1%), nos hortícolas (+5,8%) e nos produtos estimulantes (café e sucedâneos, cacau e chocolate, +4%).

 

O regime alimentar dos portugueses continua a ser pouco saudável e está a afastar-se da “dieta mediterrânica”, predominando proteínas de origem animal, excesso de gorduras e, sobretudo, excesso de calorias. “ As disponibilidades alimentares per capita atingiram em média as 3 963 kcal no quinquénio 2008-2012 (+2,1% que no período 2003-2008), o que permite satisfazer as necessidades de consumo de 1,6 a 2 adultos, tendo por base o aporte calórico médio recomendado (2 000 a 2 500 kcal)”, assinala o INE.

 

“O padrão alimentar preconizado pela Roda dos Alimentos continuou em 2012 a evidenciar distorções, apontando para excesso de produtos alimentares dos grupos “Carne, pescado e ovos” , e “Óleos e Gorduras” e défice em “Hortícolas”, “Frutos” e “Leguminosas secas”. Este desequilíbrio continua a ser potencialmente pouco saudável, com uma predominância de proteínas de origem animal e excesso de gorduras”, conclui o INE.

Ver comentários
Saber mais INE balança alimentar carne vaca mínimos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio