Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dívida pública em máximos com ida ao mercado para pagar ao FMI

Em Novembro, a dívida pública superou o anterior recorde de Outubro. A ida ao mercado para financiar pagamento antecipado ao FMI pesou.

02 de Janeiro de 2019 às 10:55
  • 18
  • ...
A dívida pública atingiu um novo recorde com 251,48 mil milhões de euros na ótica de Maastricht, a que importa para Bruxelas. São cerca de mais 400 milhões de euros face ao anterior pico registado em Outubro deste ano. Os dados foram publicados esta quarta-feira, 2 de Janeiro, pelo Banco de Portugal.

O aumento da dívida pública face ao final de Outubro deveu-se aos empréstimos e às emissões de títulos de dívida. Neste caso foi a ida ao mercado para financiar o último pagamento antecipado ao Fundo Monetário Internacional. 
No entanto, no último mês de 2018, a dívida pública deverá baixar 4,7 mil milhões de euros por causa do pagamento antecipado ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Foi a 10 de Dezembro que o ministro das Finanças, Mário Centeno, anunciou a concretização do pagamento, que deverá gerar uma poupança de 1,2 mil milhões de euros.

Em Novembro, Portugal foi ao mercado buscar 1.250 milhões de euros com a emissão de obrigações com maturidade a 5 e 10 anos em que pagou os juros mais baixos de sempre. Este dinheiro tinha como objetivo pagar antecipadamente ao FMI.

De acordo com o Banco de Portugal, a almofada financeira reduziu-se em 200 milhões de euros em Novembro. Assim, a dívida pública líquida de depósitos registou um acréscimo de 600 milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando os 225 mil milhões de euros.

Apesar da subida do valor nominal da dívida pública, o seu peso na economia tem baixado. O rácio da dívida pública no PIB - indicador que é seguido pelas agências de rating e pelos mercados - baixou no terceiro trimestre para os 124,6%, atingindo mínimos do terceiro trimestre de 2012. 
Face ao máximo histórico fixado no terceiro trimestre de 2014 (132,7% do PIB), a dívida pública recuou mais de oito pontos percentuais. Ainda assim, situa-se bem acima do projetado pelo Governo português para a totalidade do ano. No Orçamento do Estado o Executivo de António Costa inscreveu uma previsão de dívida pública de 121,2% do PIB. Para 2019 projeta uma nova descida para 118,5%. 

No final do ano, o Governo conta com a amortização do empréstimo do FMI, assim como com o crescimento económico, para baixar a dívida pública tanto no seu valor nominal como no seu peso na economia. 

(Notícia atualizada às 11:08 com mais informação)
Ver comentários
Saber mais Dívida dívida pública endividamento Portugal economia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio