Notícia
Confiança na economia da Zona Euro cai para níveis de Novembro
O indicador de confiança das famílias e empresários na economia da Zona Euro diminuiu, tal como o esperado, em Setembro. Este foi o segundo mês consecutivo de quebra de confiança.
O indicador de sentimento económico da Zona Euro caiu em Setembro pelo segundo mês consecutivo, de 100,6 pontos para 99,9 pontos, o que corresponde ao nível mais baixo desde Novembro. E fica em linha com o estimado pelos economistas consultados pela Bloomberg.
Entre os 17 estados-membros que têm dados disponíveis (só a Irlanda não tem), 11 registaram quebras de confiança e seis observaram melhorias. Portugal está entre os que verificaram melhorias neste indicador.
Entre os maiores países da Zona Euro, Alemanha e Itália verificaram quebras no indicador de confiança, enquanto França e Espanha observaram melhorias.
A contribuir para esta descida do indicador esteve a indústria e as famílias. Já que a construção e os serviços registaram melhorias nos indicadores de confiança.
A Bloomberg realça que este comportamento mostra que os anúncios feitos por Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu (BCE), não surtiram efeito na percepção dos agentes económicos em relação à evolução da economia. Isto, numa altura em que há sinais de abrandamento da economia.
"Há uma recuperação muito fraca na Zona Euro", realçou Anatoli Annenkov, economista na Société Générale, à Bloomberg, acrescentando que "há um enfraquecimento interno na Zona Euro, e isso é uma preocupação para os consumidores e empresas", salienta.