Notícia
Bruxelas sobe previsão de crescimento para Portugal
A Comissão Europeia espera que a economia portuguesa cresça 1,6% neste ano, acima da previsão do governo e em linha com a média da Zona Euro. No ano passado, o PIB terá crescido 1,3%.
A Comissão Europeia espera que a economia portuguesa cresça 1,6% neste ano, em linha com a média da Zona Euro, acima da sua anterior previsão (1,2%) e da previsão do governo, de 1,5%. No ano passado, o PIB terá crescido 1,3%, também acima da anterior previsão de Bruxelas (0,9%) e do governo (1,2%), embora abaixo da média do euro (1,7%) e do valor registado no ano anterior (1,6%).
Os novos números foram divulgados nesta segunda-feira, 13 de Fevereiro, com Bruxelas a salientar o papel do turismo na dinamização da economia, em particular na segunda metade do ano passado, e a alertar para o risco de o crescimento deste ano ser penalizado pelos problemas de persistem na banca e que podem travar o investimento, que caiu acentuadamente no ano passado.
As anteriores previsões da Comissão, publicadas no Outono, apontavam para uma taxa de crescimento do PIB 1,2% em 2017, com o défice a ficar em 2,2% do PIB, valor agora também revisto em baixa para 2% do PIB, mas que fica ainda acima do antecipado no Orçamento do Estado. O Executivo espera que a economia cresça 1,5% e que o défice recue para 1,6% neste ano.
Para 2018, Bruxelas prevê uma aceleração na Zona Euro (1,8%) mas uma desaceleração da economia portuguesa, antecipando uma taxa de crescimento de 1,5% - só Itália deverá fazer pior (1,1%). Esse menor crescimento será acompanhado de uma deterioração do défice orçamental para 2,2% do PIB e de nova uma subida do défice estrutural, que deverá agravar-se de 2,2% do PIB em 2015 para 2,6% em 2018.
Já o desemprego deverá continuar a recuar. Nas novas previsões, Bruxelas mantém practicamente inalterados os anteriores números e espera que a taxa de desemprego recue para 10,1% no final deste ano e para 9,4% no final de 2018, o que comparará com 11,2% em 2016.
(notícia actualizada às 12:01 pela última vez)