Notícia
Bruxelas prevê Portugal com mais dívida pública em 2016 e menos nos anos seguintes
O peso da dívida pública voltou a subir no ano passado, ao contrário do que previa o governo, mas deverá cair nos próximos, ainda que abaixo do que espera Lisboa.
Depois de ter caído em 2015 pela primeira vez em décadas, o rácio da dívida pública voltou a subir em 2016, ao passar de 129% para 130,5% do PIB.
A nova estimativa de Bruxelas, divulgada nesta segunda-feira, 13 de Fevereiro, no âmbito das Previsões de Inverno, significa uma revisão em alta, em duas décimas, face ao que a Comissão Europeia antecipava no Outono.
O peso da dívida pública portuguesa é o terceiro mais alto da União Europeia, sendo apenas superado na Grécia (177,2% do PIB) e em Itália (133,3%).
A nova previsão de Bruxelas fica acima do esperado pelo governo, que fizera o Orçamento do Estado de 2016 com uma descida do rácio da dívida para 127,7% do PIB.
Em contrapartida, Bruxelas reviu em baixa o rácio da dívida pública para este ano e para o próximo, antecipando 128,9% e 127,1% do PIB, o que significa menos seis e sete décimas, respectivamente, face às previsões do Outono passado.
Embora mais baixa, a previsão de Bruxelas para este ano continua ligeiramente acima da do governo, que prevê um rácio equivalente a 128,3% do PIB no Orçamento de 2017.