Notícia
Banco de Espanha prevê desemprego nos 20% em 2016
O Banco de Espanha estima que a taxa de desemprego no país vizinho desça para valores próximos dos 20% no final do próximo ano.
O governador do Banco de Espanha, Luis Linde, aponta para que a taxa de desemprego diminua para um valor próximo dos 20% no final de 2016. Isto se se mantiver a evolução verificada nos últimos meses. Esta previsão foi avançada pelo próprio esta terça-feira, 18 de Agosto, perante a Comissão de Orçamento do Congresso e citada pela imprensa espanhola.
Os últimos dados conhecidos referem-se ao segundo trimestre deste ano e revelaram uma queda da taxa de desemprego para 22,37%, o que corresponde ao valor mais baixo desde 2011.
"A maior flexibilidade com que contas as empresas para ajustar as suas condições laborais facilitaram, sem dúvida, a criação de novos postos de trabalho", afirmou o responsável. "Se se mantiver a dinâmica observada no último ano e meio, o aumento do emprego poderá situar a taxa de desemprego em torno dos 20% no quarto trimestre de 2016", acrescentou.
O Cinco Días realça que a previsão do Governo liderado por Mariano Rajoy aponta para que a taxa de desemprego desça para 19,7% no final do próximo ano.