Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Câmaras endividadas podem usar fundo de emergência para pagar rescisões

O programa de rescisões das autarquias arranca este mês de Outubro e as autarquias podem aderir até ao final do próximo ano, noticia o Diário Económico.

Bloomberg
Negócios 01 de Outubro de 2014 às 08:42
  • 5
  • ...

As câmaras municipais que recorrerem ao Fundo de Apoio Municipal (FAM) podem vir a usar as verbas do fundo de emergência para pagar indemnizações aos trabalhadores, no âmbito do programa de rescisões amigáveis, que deverá arrancar ainda este mês na administração local, apurou o Diário Económico.

 

O programa de rescisões nas autarquias arranca em Outubro e autarquias endividadas podem aderir até 31 de Dezembro de 2015, mais três meses do que a maioria das câmaras.

 

Já em Julho, o Negócios tinha avançado que o Governo e os autarcas tinham chegado a acordopara a constituição do FAM e um dos pontos a que chegaram a entendimento passava precisamente por o Estado financiar programas de rescisões por mútuo acordo nas autarquias.

 

Na altura, Ribau Esteves, vice-presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP), e membro da equipa que negociou o FAM com o Governo, revelou que vai ser o Estado quem, numa primeira fase, acaba por pagar as rescisões nas autarquias que adiram ao Fundo. "Vai ser possível que, no quadro do FAM, as câmaras negoceiem o financiamento das próprias rescisões", explicou. É que "as autarquias que aderirem ao fundo não terão disponibilidade para financiar essa despesa", pelo que vai ser possível "colocar essa despesa no programa de ajustamento".

Ver comentários
Saber mais Fundo de Apoio Municipal FAM
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio