Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Meteorito cai na Rússia e faz mais de 400 feridos

Cerca de 400 pessoas terão ficado feridas devido à queda de um meteorito na Rússia, próximo da cidade Chelyabinsk, 1.500 quilómetros a leste de Moscovo. Veja o vídeo.

A carregar o vídeo ...
Negócios 15 de Fevereiro de 2013 às 10:12
  • 2
  • ...

Segundo o correspondente da agência Reuters em Moscovo, algumas das pessoas que estavam a caminho do trabalho ouviram um som parecido com uma explosão e uma luz brilhante no céu.

 

Tudo aponta para um meteorito que se incendiou quando se aproximou da Terra, desintegrando-se em partes mais pequenas. O rasto branco deixado pelo objecto celeste podia ser visto, pelo menos, a 200 quilómetros de distância. 

 

Há já vários vídeos no Youtube que mostram a queda do meteorito. Veja alguns: aqui, aqui e aqui.

 

As autoridades de Chelyabinsk referem à Reuters que cerca de 400 pessoas terão recorrido a assistência médica, na sua maioria devido a ferimentos provocados por estilhaços de vidros de janelas. Até agora, não há registo de vítimas mortais. 

 

"Estava a conduzir para o trabalho, estava bastante escuro, mas de repente ficou tão brilhante como o dia", conta Viktor Prokofiev, de 36 anos, habitante de Yekaterinburg, a 200 quilómetros de Chelyabinsk. "Senti-me como se tivesse sido cegado por faróis."

 

O barulho da explosão foi ouvido por volta das 9h20 locais (5h20 em Portugal). "Estava na paragem de autocarro a despedir-me da minha namorada. Depois há um clarão e vi um rasto de fumo no céu e senti uma onda de choque que fez partir das janelas", lembra Andrei, habitante de Chelyabinsk.

 

O governo russo descreveu o acontecimento como "uma chuva de meteoritos sob a forma de bolas de fogo", mas garantiu que os níveis de radiação estavam dentro do normal e pediu aos habitantes para não entrarem em pânico.


Quedas de meteoritos desta dimensão são raras. Em 1908, um meteorito terá devastado uma área superior a dois mil quilómetros quadrados na Sibéria, fazendo estilhaçar janelas a mais de 200 quilómetros do local da queda. 


Segundo a Reuters, o acontecimento desta manhã pode estar relacionado com a passagem de um asteróide com 50 metros de diâmetro a 27,5 mil quilómetros da Terra. 

Ver comentários
Saber mais Rússia meteorito
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio