Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Citroën C4 Cactus: Inovador

Primeiro estranha-se, depois entranha-se! Normalmente é assim com quase tudo o que é novo, que por sair dos cânones comuns não aceitamos logo à primeira vista.

12 de Julho de 2014 às 11:02
  • 2
  • ...

Características


C4 Cactus 1.6 e-HDi 90 ETG6 Feel


Motor: Gasóleo, 4 cilindros em linha, 8 válvulas, injecção directa, turbo, dianteiro transversal, alumínio, com 'start/stop'
Cilindrada: 1.560cc
Potência máx.: 92cv às 3.750rpm
Binário máx.: 230Nm às 1.750rpm
Velocidade máxima: 182km/h
Aceleração 0-100km/h: 12,6 seg.
Tracção: dianteira
Transmissão: pilotada 6 velocidades
Consumo urbano: 3,9l/100km
Consumo extra-urbano: 3,5l/100km
Consumo combinado: 3,6l/100km
Emissões de CO2: 94g/km

 

Outras versões:
1.2 PureTech 82 CVM Live: €16.007
1.6 e-HDi 90 ETG6 Shine: €23.007

 

 

Primeiro estranha-se, depois entranha-se! Normalmente é assim com quase tudo o que é novo, que por sair dos cânones comuns não aceitamos logo à primeira vista. Ou, mais acertadamente, ao primeiro "gole", fazendo crédito à expressão criada por Fernando Pessoa, há mais de oitenta anos, como "slogan" para uma campanha publicitária da Coca-Cola.


O novo Citroën C4 Cactus, que acaba de ser lançado no mercado nacional, não foge à regra. Pelo menos no primeiro contacto que tivemos com o novo modelo. Primeiro estranha-se; mas, à medida que o vamos conhecendo, entranhamos o conceito pouco a pouco e acabamos por gostar dele.


Um conceito inovador que, segundo a marca francesa, pretende responder às expectativas dos consumidores "num mundo em mudança", conciliando a utilização diária e a estética, e apostando em mais design, mais conforto e mais tecnologias úteis.


E um dos pontos fortes do C4 Cactus é precisamente o design da sua carroçaria, preparada para as chamadas agressões do dia-a-dia - como, por exemplo, o embate das portas de outros veículos nos estacionamentos e as pancadas dos carrinhos de compras nos supermercados -, com formas e elementos que piscam o olho aos actuais "crossovers", até no desenho original das barras de tejadilho, e que, no seu conjunto, surpreendem.


Para evitar amolgadelas e outros desagradáveis sobressaltos, a Citroën inventou os "Airbump", e incorporou-os nas laterais e nos pára-choques do C4 Cactus. Os "Airbump", um exclusivo da marca francesa, são simples protecções macias de material plástico de poliuretano, que contêm cápsulas de ar e garantem a absorção dos choques. Não requerem manutenção especial e estão mais directamente ligados à redução dos custos de reparação.


Os "AirBump" estruturam graficamente o estilo do modelo e estão disponíveis em quatro cores, que podem ser associadas com as dez cores da carroçaria e os três ambientes interiores.


No habitáculo, o C4 Cactus oferece um design elegante e descontraído, que remete para o universo das malas e bagagens, com tiras de couro nos revestimentos das portas e ferragens e pespontos na secção superior do painel de bordo; e destaca-se pela boa habitabilidade e capacidade da bagageira (358 litros).


O modelo adopta uma "interface" totalmente digital com ecrã de sete polegadas de série, que agrupa todas as funções (climatização, multimédia, navegação, telefone, etc.). Entre outras novidades, o painel de instrumentos tradicional foi substituído por um ecrã digital e a alavanca da caixa de velocidades (nas versões com caixa ETG) foi removida para dar lugar ao sistema "Easy Push" operado por comandos sob o volante.


Nas ajudas à condução, o Cactus disponibiliza o sistema Park Assist e câmara de visão traseira, o arranque em plano inclinado, a iluminação estática nos cruzamentos e o serviço de emergência Citroën eTouch.


A Partir de 16.000 euros
A gama C4 Cactus no mercado nacional desenvolve-se em torno de três motorizações, três níveis de acabamento (Live, Feel e Shine) e duas edições especiais de lançamento (Feel Edition Silver e Shine Edition Moonlight), com mais equipamento.


O bloco a gasolina disponível é o três cilindros atmosférico PureTech de 1.199cc, que debita 82cv e reivindica 4,6 litros/100km de consumo médio. Os dois Diesel são o 1.6l e-HDi de 92cv e o 1.6l BlueHDi de 100cv, que oferece resultados interessantes: 3,1 litros aos 100km e 82g/km de CO2. A caixa de cinco velocidades é igual para todos, mas o PureTech de 82cv pode receber a a caixa robotizada de cinco relações.


Os preços variam entre os 16.000 euros e os 23.980 euros. Na fase de lançamento, até final de Setembro, a marca oferece 'upgrades' de versão e uma valorização de 500 euros nas retomas, independentemente da idade da viatura entregue.

 

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio