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Range Rover Sport Hybrid: Potente e económico

A Land Rover aposta numa versão híbrida do seu popular Range Rover Sport, que tem por base um seis cilindros Diesel de 3.0 litros, com o objectivo de reduzir os consumos e as emissões de CO2.

28 de Março de 2015 às 10:01
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Características

 

€103.834

 

RR Sport Híbrido 3.0 SDV6 HEV HSE, Dynamic, 340cv


Motor de combustão: gasóleo, 6 cil. em V, 24 válvulas, turbo, injecção directa, start/stop
Cilindrada: 2.993cc
Potência: 292cv / 600Nm
Motor eléctrico: 48cv / 170Nm
Resumo do sistema de propulsão:
- Potência: 340cv às 4.000rpm
- Binário: 700Nm -1.500/3.000rpm
Velocidade máxima: 225km/h
Aceleração máx.: 6,7s 0-100km/h
Tracção: total permanente
Transmissão: auto 8 velocidades
Consumo misto: 6,4l/100km
Consumo urbano: 6,7l/100km
Consumo extra-urbano: 6,3l/100km
Emissões CO2: 169g/km (Euro V)

 

 

Pesa pouco menos de duas toneladas e meia e a potência combinada dos dois motores - Diesel e eléctrico - é de 340 cavalos. No entanto, a nova versão híbrida do Range Rover Sport consome em ciclo misto 6,4 litros de gasóleo aos 100km e fica-se pelas 169g/km de emissões de CO2, o que, verdade seja dita, é manifestamente pouco para um veículo deste calibre com tracção às quatro rodas.


Mesmo tendo em conta o facto de os consumos divulgados pelas marcas serem difíceis de alcançar em condução normal, dado que são obtidos em condições específicas - no nosso ensaio não conseguimos menos de nove litros/100km -, esta variante representa uma boa economia em relação à versão clássica de oito cilindros.


O RR Sport 4.4 SDV8 Diesel, que tem praticamente a mesma potência (339cv), gasta mais 2,3 litros em ciclo misto, mais em cidade (11,5) e em ciclo extra-urbano (7,6), e é também mais poluente (229g/km de CO2), já para não falar do preço: 131.670 euros, ou seja, quase 29 mil euros mais! E, no final, ainda é mais lento: mais 0,2s dos 0 aos 100km/h.


O RR Sport Híbrido cumpre assim os principais objectivos da Land Rover quando decidiu enveredar pela via da hibridação: economizar nos consumos e nas emissões e oferecer um veículo competitivo. Ressalve-se, contudo, que em matéria de economia tudo é relativo: para chegar a este híbrido é preciso desembolsar a módica quantia de mais de 100 mil euros!


Contas à margem, passemos à técnica. O sistema híbrido de propulsão utiliza um seis cilindros Diesel de 3.0 litros. A parte eléctrica está a cargo de um motor de 35kW que junta mais 170Nm de binário, enquanto a transmissão da potência às rodas é assegurada por uma caixa automática ZF de 8 relações. O conjunto debita 340cv de potência e um impressionante binário de 700Nm, que está disponível desde muito cedo.


A tracção é permanente às quatro rodas e vem de série com diferencial central bloqueável e sistema 'Terrain Response'. O diferencial auto bloqueável traseiro é opcional.


Em termos de autonomia, é capaz de percorrer 1,6km em modo 100 por cento eléctrico, desde que a velocidade não ultrapasse os 55km/h. Contudo, como a bateria de iões de lítio acumula energia automaticamente em andamento, a autonomia oferecida dá para circular sem gastar combustível num sem número de situações ao longo do dia como é o caso das filas de trânsito mais lentas, de percursos curtos ou de manobras em garagens.


Como já é tradicional na marca, a nova variante do Range Rover vem bem equipada de série a todos os níveis e os materiais e acabamentos são de qualidade. Surpreende ainda pelo conforto da suspensão, a quase ausência de ruídos no habitáculo e os excelentes desempenhos.

 

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