Notícia
Porsche 911 Carrera: revolução turbo
Mudança histórica: o Porsche 911 Carrera abandona os motores atmosféricos e cede aos “charmes” do turbo, mas sem perder o seu carácter desportivo. Tempo ainda para uma ligeira evolução estética.
21 de Novembro de 2015 às 14:10
Características
118.336€
Porsche 911 Carrera Coupe PDK
Motor: traseiro longitudinal, alumínio, gasolina, 6 cilindros Boxer, 24 válvulas, injecção directa, turbo intercooler, start/stop
Cilindrada: 2.981cc
Potência: 370cv às 6.500rpm
b450Nm (1.700-5.000rpm)
Velocidade máxima: 293km/h
Aceleração máx.: 4,4s 0-100km/h
Tracção: traseira
Transmissão: auto, 7 velocidades
Consumo urbano: 9,9l/100km
Cons. extra-urbano: 6,0l/100km
Consumo médio: 7,4l/100km
Emissões CO2: 169g/km (Euro VI)
Outras versões (com PDK):
Carrera S Coupé - 117.081€
Carrera 4 Coupé - 126.502€
Carrera 4S Coupé - 141.684€
O "facelift" da última geração do Porsche 911 (991) Carrera assinala o fim dos motores atmosféricos no carismático desportivo alemão. A partir de agora, todos os Carrera e Carrera S passam à sobrealimentação, uma forma de compensar a diminuição da sua cilindrada resultante da redução das emissões de CO2. Todos Turbo, mas só o histórico 911 Turbo tem direito a usar o logo "turbo" .
Mecanicamente, portanto, os dois anteriores blocos 3.4l de 350cv e o 3.8l de 400cv sem assistência na respiração dão agora lugar a um novo 3.0l biturbo que debita 370 e 420cv, ou seja, mais 20cv às 6.500rpm.
Logicamente, é ao nível do binário máximo que a progressão se torna mais notável, como pudemos constatar nas sinuosas estradas de Tenerife, e num percurso de estrada fechada especialmente preparado para observar o comportamento dos Carrera, que se revelou excelente. O binário passa dos 390 e 440Nm para os 450 e 500Nm, a um regime muito mais baixo - 1.700rpm em vez das 5.600rpm do antigo bloco atmosférico -, o que permite respostas e recuperações ao nível de um verdadeiro desportivo.
Por outro lado, a Porsche anuncia os tradicionais zero aos 100km/h com menos duas décimas para 3,9 e 4,2 segundos. No porto de Santa Cruz de Tenerife, a bordo de S com transmissão automática PDK, fizemos algumas tentativas de "launch control" (arranque parado) para chegar aos números da marca, mas o mais próximo que conseguimos andou pelos 4,5 segundos, o que não já é assim tão mau!
Desempenhos à parte, a Porsche anuncia, em contrapartida, uma redução da ordem dos 12% nos consumos. A média homologada cai 0,8 litros/100km no Carrera e 1,0 litro no Carrera S. Oficialmente, o 911 Carrera de 370cv com PDK gasta 7,4 litros/100km, o que corresponde a 169g/km de emissões de CO2.
Esteticamente, as modificações são muito discretas. Na dianteira, o Carrera beneficia de entradas de ar mais largas e de luzes de dia mais finas. Atrás, as alterações mais visíveis são a grelha vertical na parte superior do motor e as saídas de ar quente por trás das cavas das rodas. O escape desportivo distingue-se por duas grandes saídas circulares no eixo central, enquanto o escape normal é proposto com duas saídas duplas circulares de cada um dos lados do pára-choques.
Do lado do chassis, jantes traseiras e pneus têm maiores dimensões e o Carrera S pode beneficiar, em opção, da elevação hidráulica do eixo dianteiro e do eixo traseiro direccional que equipa o 911 Turbo e o GT3, que melhora a capacidade de manobra e a estabilidade a altas velocidades.
No interior, o sistema de Comunicação foi revisto e integra funções de tráfico em tempo real, "hotspot", wi-fi e suporte Apple Car Play.
Negócios em Tenerife, a convite da Porsche
118.336€
Motor: traseiro longitudinal, alumínio, gasolina, 6 cilindros Boxer, 24 válvulas, injecção directa, turbo intercooler, start/stop
Cilindrada: 2.981cc
Potência: 370cv às 6.500rpm
b450Nm (1.700-5.000rpm)
Velocidade máxima: 293km/h
Aceleração máx.: 4,4s 0-100km/h
Tracção: traseira
Transmissão: auto, 7 velocidades
Consumo urbano: 9,9l/100km
Cons. extra-urbano: 6,0l/100km
Consumo médio: 7,4l/100km
Emissões CO2: 169g/km (Euro VI)
Outras versões (com PDK):
Carrera S Coupé - 117.081€
Carrera 4 Coupé - 126.502€
Carrera 4S Coupé - 141.684€
O "facelift" da última geração do Porsche 911 (991) Carrera assinala o fim dos motores atmosféricos no carismático desportivo alemão. A partir de agora, todos os Carrera e Carrera S passam à sobrealimentação, uma forma de compensar a diminuição da sua cilindrada resultante da redução das emissões de CO2. Todos Turbo, mas só o histórico 911 Turbo tem direito a usar o logo "turbo" .
Mecanicamente, portanto, os dois anteriores blocos 3.4l de 350cv e o 3.8l de 400cv sem assistência na respiração dão agora lugar a um novo 3.0l biturbo que debita 370 e 420cv, ou seja, mais 20cv às 6.500rpm.
Logicamente, é ao nível do binário máximo que a progressão se torna mais notável, como pudemos constatar nas sinuosas estradas de Tenerife, e num percurso de estrada fechada especialmente preparado para observar o comportamento dos Carrera, que se revelou excelente. O binário passa dos 390 e 440Nm para os 450 e 500Nm, a um regime muito mais baixo - 1.700rpm em vez das 5.600rpm do antigo bloco atmosférico -, o que permite respostas e recuperações ao nível de um verdadeiro desportivo.
Por outro lado, a Porsche anuncia os tradicionais zero aos 100km/h com menos duas décimas para 3,9 e 4,2 segundos. No porto de Santa Cruz de Tenerife, a bordo de S com transmissão automática PDK, fizemos algumas tentativas de "launch control" (arranque parado) para chegar aos números da marca, mas o mais próximo que conseguimos andou pelos 4,5 segundos, o que não já é assim tão mau!
Desempenhos à parte, a Porsche anuncia, em contrapartida, uma redução da ordem dos 12% nos consumos. A média homologada cai 0,8 litros/100km no Carrera e 1,0 litro no Carrera S. Oficialmente, o 911 Carrera de 370cv com PDK gasta 7,4 litros/100km, o que corresponde a 169g/km de emissões de CO2.
Esteticamente, as modificações são muito discretas. Na dianteira, o Carrera beneficia de entradas de ar mais largas e de luzes de dia mais finas. Atrás, as alterações mais visíveis são a grelha vertical na parte superior do motor e as saídas de ar quente por trás das cavas das rodas. O escape desportivo distingue-se por duas grandes saídas circulares no eixo central, enquanto o escape normal é proposto com duas saídas duplas circulares de cada um dos lados do pára-choques.
Do lado do chassis, jantes traseiras e pneus têm maiores dimensões e o Carrera S pode beneficiar, em opção, da elevação hidráulica do eixo dianteiro e do eixo traseiro direccional que equipa o 911 Turbo e o GT3, que melhora a capacidade de manobra e a estabilidade a altas velocidades.
No interior, o sistema de Comunicação foi revisto e integra funções de tráfico em tempo real, "hotspot", wi-fi e suporte Apple Car Play.
Negócios em Tenerife, a convite da Porsche