Notícia
Fundador da Ripple perdeu 44 mil milhões de dólares com queda das criptomoedas
Chris Larsen, co-fundador da criptomeda Ripple, foi por um dia a quinta pessoa mais rica do mundo, na lista da Forbes.
O crash nos mercados de moedas digitais, com os investidores assustados perante notícias de maior aperto na regulação, intensificou a pressão vendedora nos últimos dias e não poupou ninguém. A moeda XRP da Ripple caiu cerca de 75%, desde 4 de Janeiro, e fez um rombo de cerca de 44 mil milhões de dólares na fortuna de Chris Larsen, co-fundador e presidente executivo da própria Ripple, de acordo com as contas reveladas pela Forbes.
No pico da XRP da Ripple, a 4 de Janeiro, a fortuna de Chris Larsen valia 59,9 mil milhões o que o tornou uma das cinco pessoas mais ricas dos EUA e o mais ricos dos fundadores do Google, segundo a Forbes. A moeda digital que chegou no final do ano passado a ser a segunda maior moeda digital, ultrapassando a Ethereum, vale actualmente cerca de 1 dólar, por isso, de acordo com as mesmas fontes, Chris Larsen tem agora "apenas" cerca de 15,8 mil milhões de dólares em criptomoedas.
Nos últimos dias as principais moedas digitais afundaram devido aos receios dos investidores em relação a notícias de que a China e a Coreia do Sul poderão proibir a negociação deste tipo de activos, naqueles que podem ser os primeiros passos de uma regulação mais apertada em todo o mundo.
A Ripple é um sistema de câmbio para criptomoedas tido como revolucionário que foi criado em 2012 e que lançou recentemente seu próprio método de pagamentos digitais, o XRP que se diferencia das outras criptomoedas por ser controlada por uma empresa privada, a Ripple Lab. Foi criada com o objectivo de facilitar a transferência de dinheiro entre países. A moeda, chamada tecnicamente de token XRP, serve essencialmente para financiar as taxas de transacção entre empresas.
A bitcoin, a mais popular das criptomoedas, continua a perder terreno depois dos máximos alcançados no final do ano passado. A bitcoin ontem chegou a valer 9.479,4756 dólares, contas feitas perdeu cerca de 50% face ao recorde alcançado há um mês – a 18 de Dezembro a bitcoin atingiu os 19.511 dólares.