Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião

"O melhor bronze da Europa. Em Março!"

O Porto sucedeu a Copenhaga como melhor destino turístico europeu, segundo a "Consumer Choice". Um bom contributo para afastar o preconceito de que Portugal é Algarve e pouco mais.

  • ...
A notícia vem numa altura em que o turismo enfrenta uma crise que já levou ao encerramento de hotéis. Mas não vai servir para nada se não mudarmos a forma de trabalhar. Nomeadamente se não aproveitarmos oportunidades. Dois exemplos: o presidente da maior associação brasileira de operadores turísticos diz que Portugal não se promove por lá; temos um Inverno e Primavera sem chuva e temperaturas acima da média. A tal ponto que as praias estão cheias. O que é que devíamos estar a fazer (não, não são apenas as entidades oficiais)? Os operadores e os grandes grupos já deviam ter avançado com um "blitz" de publicidade e marketing nos principais mercados emissores europeus. Estilo comprar páginas nos jornais de referência, espaço na TV e redes sociais para perguntar "Por que não passa a Páscoa connosco?". E que tal imagens "live" nos placards electrónicos das cidades com a legenda: "Estão 25 graus e há milhares nas praias. Junte-se a nós". Ou ainda "Você está a 02h30 de um Verão antecipado. Com bons preços". Ou até "O melhor bronze da Europa. Em Março". Ou outras propostas (os marketeers que se mexam...).

Portugal adora "choradinho": é "a crise isto, a crise aquilo". E faz pouco para converter problemas em oportunidades. A falta de chuva e as temperaturas amenas são uma ameaça para parte da economia (v.g. agricultura). Mas podem ser um "maná" para o turismo. Só que temos de aproveitar as oportunidades... em vez de andar à procura de bodes expiatórios.


camilolourenco@gmail.com
Ver comentários
Mais artigos de Opinião
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio