Opinião
Obrigações convertíveis: uma categoria de activos em evidência
As obrigações convertíveis podem proporcionar aos investidores rendimentos de dividendos e um potencial de crescimento do capital a longo prazo.
A acentuada queda do preço do petróleo a nível mundial levou a um aumento da volatilidade no segundo semestre de 2014, afectando os retornos dos mercados de acções e obrigações, sobretudo nas de alto rendimento. Os mercados de obrigações convertíveis caracterizaram-se pela sua volatilidade: as obrigações emitidas por empresas do sector energético foram sujeitas a um "sell-off" generalizado independentemente da situação económica, o que levou a uma queda da valorização desta categoria de activos, a qual provavelmente será temporária.
A longo prazo, há fortes motivos para investir em obrigações convertíveis. À semelhança das categorias de activos mais tradicionais, como as obrigações de dívida pública e as acções, as obrigações convertíveis podem proporcionar aos investidores rendimentos de dividendos e um potencial de crescimento do capital a longo prazo.
Exposição defensiva a factores que podem gerar retorno tanto a nível de acções como de obrigações
As obrigações convertíveis constituem uma excelente categoria de activos, pois proporcionam exposição defensiva a factores que podem gerar retorno tanto a nível de acções como de obrigações. Esta diversificação do perfil de retorno é compensada pela amplitude de oportunidades de investimento em diferentes tipos de empresas, regiões, sectores e perfis de obrigações convertíveis. A exposição a empresas potencialmente voláteis, de pequena e média capitalização, em sectores em crescimento ou cíclicos, oferece uma série de oportunidades particularmente adequadas a uma categoria de activos que permite o acesso a retornos potencialmente significativos a nível das acções, proporcionando ao mesmo tempo, a nível das obrigações, uma protecção contra eventuais perdas.
Embora as carteiras de obrigações convertíveis equilibradas tenham maior correlação com os retornos dos mercados de acções, os fundos orientados para o rendimento combinam uma exposição defensiva em acções com uma abordagem directamente centrada na criação de rendimento, conduzindo a um perfil de retorno ainda mais diversificado e a menor volatilidade típica. O recente aumento da emissão de obrigações convertíveis alargou o leque de oportunidades de investimento baseadas em ambas as estratégias, melhorando simultaneamente a atractividade das valorizações de obrigações convertíveis em termos gerais e oferecendo oportunidades selectivas que permitem obter rentabilidades atractivas, combinadas com sensibilidade a nível das acções.
Atracção a longo prazo
Numa altura em que a perspectiva é muito positiva para os mercados de acções, as obrigações convertíveis proporcionam uma interessante forma de proporcionar às carteiras de investimento uma fonte de rendimento e certa exposição defensiva a acções .
Os JPMorgan Funds - Global Convertibles Fund (EUR) e os JPMorgan Global Convertibles Income Investment Trust contam com a excelente prestação de uma equipa bem apetrechada, constituída por três co-gestores e três dedicados analistas de estrutura de capital, focados nos factores que conduzem à criação de retorno, tanto a nível do crédito como dos mercados de acções.