Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião

O “modelo social” e a renda de casa

Um professor que tive em Columbia respondeu-me assim à pergunta sobre a razão do sucesso dos emigrantes nos EUA: “São mais papistas que o Papa. Mesmo quando vêem de países sem mercado livre reinventam o capitalismo: defendem-no melhor do que os americanos

  • ...

O que diz o documento? Que Portugal subiu três lugares face a 2006. Mas diz outra coisa, chocante: que apesar de termos feito reformas em seis das dez áreas analisadas pelo Banco Mundial, perdemos terreno em sete!? Porque outros países, os tais “mais papistas que o Papa” (Estónia, Letónia, Eslováquia, Lituânia?), fizeram melhor e mais depressa.

Onde é que estamos atrasados? Na legislação laboral (157º lugar). Comentando o assunto, Maria Manuel Leitão Marques, Secretária de Estado da Modernização Administrativa, mostrou porque não se podem esperar milagres nesta área: “As actuais regras fazem parte do nosso modelo social.” Ou seja, o melhor é melhorar noutros indicadores, como a simplificação dos licenciamentos (112ª lugar). Isso chega? Claro que não: porque os “mais papistas que o Papa” (nesta e noutras áreas) não têm os nossos complexos? e não esperam por nós!

É claro que ninguém nos obriga a mexer na lei laboral. O problema é que o “modelo social” não paga a renda de casa nem a escola dos miúdos?

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio