Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião
12 de Julho de 2010 às 11:34

O consumidor avatar

A Associação Portuguesa de Empresas de Estudo de Mercado e de Opinião (Apodemo) - que me orgulho de ter ajudado a criar, há vários anos -, elegeu como lema inspirador do seu recente congresso anual "O Consumidor Avatar".

  • ...
E não poderia ter sido mais oportuna esta escolha, considerando os tempos difusos que se vivem, em que não se descortina bem a fronteira entre a fantasia e a realidade.


Um "avatar" é uma espécie de "outro eu", ou um "eu virtual", que se move num mundo regido por leis distintas das do mundo real, que tem outras leis da física, da economia, da forma de estar na sociedade. Ora, nesse mundo, os produtos que se fabricam, que se vendem e se consomem, são "produtos avatares". Os quais defino eu como "marcas sem produto" (já explicarei melhor), por oposição às "commodities", que são produtos sem marca. Nesse mundo virtual, os consumidores são "consumidores avatares", e, como tal, só consomem "produtos avatares".



Para melhor esclarecer o conceito de "produto avatar", vejamos um exemplo: a Coca Cola é uma bebida gasosa refrescante, que tem as propriedades e as funções de outras bebidas similares como a limonada, a "gasosa" ou o velho "pirolito". Só que na realidade as coisas não são bem assim. A marca "Coca Cola" acrescenta à bebida outros ingredientes, além da água, do xarope, do açúcar e do anidrido carbónico; acrescenta-lhe uma dose de "festa", um pouco de "alegre disposição", uma pitada de "ambiente jovem", completados com um "jingle musicado" e umas gotas de cheiro a "american way of life". Tudo isto, bem misturado e nas doses certas, constitui uma mistura explosiva e irresistível, sobretudo para os mais jovens.



Ora, se retirarmos à Coca Cola a água, o açúcar, o xarope e o anidrido carbónico, o que fica dentro da embalagem é uma "Coca Cola avatar". É isso mesmo, o leitor já percebeu que aquilo que fica na garrafa é uma marca sem produto. E só um "consumidor avatar" é que poderá consumir essa Coca Cola.



Terá sido esse "consumidor" que os técnicos de marketing, de publicidade e de estudos de mercado foram analisar à lupa, no seu Congresso Anual. E foram armados das ferramentas adequadas para o efeito, tais como estudos aprofundados, focus grupos, técnicas projectivas, técnicas de observação etnográficas, semióticas, etc... E até mesmo técnicas de "neuromarketing", porque o "consumidor avatar", na escolha dos seus consumos, utiliza inúmeros feixes de neurónios, os quais, para esse fim, trabalham de forma holística e interactiva, em elaborado processamento.



Eu não estive no congresso da Apodemo. E começo a suspeitar que o "mundo avatar" é uma fábula, uma crença e uma ilusão que nos querem impingir. No íntimo do meu pensamento, já tive a ousadia de me inclinar a negar a sua existência. Bem sei que isto é uma espécie de sacrilégio, e que posso vir a sofrer as penas do inferno, por este "pecado de pensamento". Mas só "por pensamentos" serei pecador. Uma vez que, na realidade das palavras e das obras, não me resta alternativa à de continuar a ser um praticante assíduo destes cultos.

Presidente do Grupo Marktest
Membro da ASPO Portugal



Ver comentários
Mais artigos de Opinião
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio