Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião
14 de Março de 2005 às 13:59

«Comprar com o rumor, vender com o facto»

Com a subida do princípio do ano, e sem revisões de resultados em alta, o perfil de risco de investir agora também aumenta.

  • ...

Esta é a tradução literal da expressão muito utilizada nos mercados bolsista – «buy on the rumour, sell on the fact». Pretende ilustrar que os preços de mercado dos activos incorporam, por exemplo, anúncios de resultados antes mesmo de eles serem públicos.

Se as perspectivas de resultados de uma empresa cotada forem melhores que o esperado, é natural que mesmo antes do anúncio formal o preço da acção suba. Então, no dia de resultados, mesmo apesar da qualidade entregue, o preço cai um pouco com os investidores a realizarem as mais-valias feitas com o incorporar de expectativas precedentes ao anúncio.

O desempenho do PSI-20 desde o início do ano parece encaixar neste perfil. No fim de Dezembro, partiu-se de um nível à volta dos 7.600 pontos. As expectativas de resultados fortes (provavelmente) levou a uma subida de 6% até ao máximo de 8.088 pontos no dia 8 de Fevereiro. Um mês depois, o índice caiu 3% com o anúncio de resultados. O efeito líquido continua positivo, com o mercado ainda com 4% desde o início do ano, confirmando-se, na nossa opinião, que os resultados foram melhores que a expectativas iniciais. Serão sustentáveis todas estas melhorias de resultados?

Se houver melhorias de expectativas ao longo do ano, provavelmente teremos então de novo este efeito de subida até Dezembro, e os investidores que entram a estes níveis estarão em melhor posição financeira no fim do ano. Vejamos. Segundo os nossos cálculos, esperamos crescimento de resultados de 20% por ano no período 2004-2006, e paga-se hoje 20x resultados de 2005 pelo PSI-20. A verificar-se esta expectativa, o mercado parece ainda sub-avaliado, o que é suportado pelo «upside» esperado de 12% para os nossos preços-alvo até ao fim do ano. Com a subida do princípio do ano, e sem revisões de resultados em alta, o perfil de risco de investir agora também aumenta.

A probabilidade de melhorias parece agora menor. Talvez uma precaução adicional seja necessária, pelo menos até à próxima época de resultados que se avizinha em Abril.

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio