Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião
19 de Dezembro de 2007 às 13:59

Como se perde uma oportunidade

No passado dia 10 de Dezembro foi lançada pelo Governo uma campanha com o objectivo de mudar a imagem de Portugal. O resultado foi praticamente invisível e falhou completamente o objectivo. Mas a ideia era muito boa, era mesmo excelente.

  • ...

Há cerca de seis meses tive acesso a um projecto elaborado pela BBDO que revolucionava a imagem de Portugal dando uma imagem de um país cheio de qualidades, muito interessante para o investimento e para o turismo e com uma imagem de simples, fácil e eficaz.

Fiquei apaixonado por esta ideia e por esta imagem.

Fiquei plenamente convencido de que a maioria dos portugueses a ser confrontados com aquela apresentação iriam também acreditar que seria possível mudar. Porque aquela imagem era mudar.

O trabalho baseava-se na lógica de nos tirar do nosso ambiente, mostrando-nos o nosso país através de uma série de fotografias que nos mostravam os locais que conhecemos de uma forma muito mais apelativa e entusiasmante, acompanhando-as com frases bem estruturadas com um tom de modernidade.

Tudo isto num tom muito calmo.

Volto a dizer que tenho a certeza que todos os portugueses se sentiriam chamados a essa mudança.

Quando tentei apoiar este trabalho promovendo-o, fui informado que o Governo o tinha adquirido e que o iria utilizar.

Fiquei mais entusiasmado ainda! Até o Governo entendeu aquela mudança! Nem queria acreditar.

Chegado o momento da apresentação pública, as expectativas no seu máximo, não podia ter havido maior frustração!

Saiu nada!

Então um projecto de mudança profunda do nosso país que seria facilmente aglutinador da vontade do nosso povo, que poderia ser o factor de mudança da mentalidade pequena e nada ambiciosa que desenvolvemos? tornou-se numa fraquíssima campanha de marketing turístico promovido por artistas e desportistas para atrair mais estrangeiros ao nosso convívio?

O nosso Governo acredita que para mudar Portugal basta mudar umas fotografias bonitas lá fora?

Será que ainda não perceberam que a imagem que o nosso país tem lá fora é só e mais nada o retrato daquilo que nós somos?

Será que não entenderam que para mudar a imagem do nosso país é cá dentro que têm que actuar?

Perder assim um projecto muito bem idealizado é bem a imagem do que é preciso mudar cá dentro.

Mais uma vez? perdemos uma grande oportunidade.

Ainda assim, vale a pena não perder a grande ideia e o projecto. É fundamental aplicá-lo de forma a alterar a mentalidade e a postura de um país, que tem tanto para dar e que teima em esconder.

Vale a pena apresentar este projecto aos portugueses para que queiram mudar. Não só a imagem mas o comportamento.

Ver comentários
Mais artigos de Opinião
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio