Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião
28 de Janeiro de 2008 às 13:59

A bolha do crédito

A actual crise dos mercados financeiros resulta do rebentar da bolha de crédito que se foi acumulando ao longo dos últimos anos. Baixos níveis de taxas de juro, sofisticação dos mecanismos de passagem das responsabilidades de crédito para fora do balanço

  • ...

O Mckinsey Global Institute publicou recentemente o seu quarto relatório anual sobre a evolução dos mercados de capitais1 onde se evidencia o crescimento quase exponencial dos activos financeiros nas últimas duas décadas.

De acordo com aquele relatório, os activos financeiros cresceram 17% entre 2005 e 2006 e se comparados com os valores de 1980 aumentaram mais de dez vezes!

Da mesma forma se comportaram os fluxos financeiros entre economias, que aumentaram oito vezes entre 1990 e 2006!

Os números acima evidenciam a real dimensão do processo de globalização dos mercados nas últimas duas décadas. Deste processo resultou um aumento significativo da dispersão do risco entre mercados e investidores, o que permite dissipar as crises financeiras de forma mais suave e sem rupturas estruturais.

A presente crise deve ser encarada com todos os cuidados, dada a sua dimensão e as consequências que está a ter no coração dos sistemas financeiros. Mas há que não perder a perspectiva e a dimensão dos valores envolvido no actual processo de ajustamento face à real magnitude da economia global e dos mercados financeiros. E desse ponto de vista os pontos fortes de sustentação do crescimento da economia mundial são incomparavelmente maiores que os existentes aquando da última crise os mercados financeiros.

1 “Mapping Global Capital Markets – Fourth Annual Report, January 2008” - McKinsey Global Institute

Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio