Notícia
Morreu Carlos Matos Gomes, Capitão de Abril
Coronel faleceu este domingo, aos 78 anos. Notícia foi avançada pela filha nas redes sociais.
Morreu o coronel Carlos Matos Gomes, Capitão de Abril, aos 78 anos, em Lisboa. A notícia foi avançada pela filha do militar nas redes sociais.
"A todos os amigos e seguidores do meu pai, Carlos Matos Gomes, é com profunda tristeza que informo que faleceu hoje, 13 de abril, no Hospital Cuf Tejo. Partiu sereno e com musicas de Abril. Direi por aqui todos os pormenores sobre as cerimonias que se seguem. Grata a todos pelo carinho e admiração que tinham por ele", escreveu a filha.
Segundo o Diário de Notícias, Carlos Matos Gomes teria apanhado uma pneumonia nos "nos últimos dias" que acabou por ser fatal.
Carlos de Matos Gomes nasceu a 24 de julho de 1946, em Vila Nova da Barquinha, e foi oficial do Exército, tendo cumprido durante a Guerra Colonial comissões em Angola, Moçambique e Guiné. Ganhou duas Cruzes de Guerra, a terceira mais alta condecoração militar portuguesa.
Foi durante as comissões em África que acabou por se tornar um dos fundadores do Movimento Capitães de Abril, que surgiu para resolver questões profissionais nas Forças Armadas, mas que se tornou num instrumento de consciencialização da impossibilidade de ganhar a guerra dando passos determinantes para a Revolução de Abril.
O Presidente da República já lamentou a morte do Capitão de Abril, recordando "uma vida de intervenção cívica e pedagógica muito diversificada e intensa, sempre na defesa dos valores porque se batera há mais de cinco décadas".