Opinião
[374.] Guimarães 2012, Bulgari
O cartaz promovendo Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura "à custa" do Algarve não merecia a polémica lançada pela Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), e muito menos o tom de ofensa do seu comunicado, acusando a campanha com o cartaz de "mau gosto e ignorância", "difamatória", um "insulto aos algarvios", um "atentado aos interesses gerais e colectivos" e "penosamente lesiva da nossa economia".
Que mostra o cartaz? Uma praia de areia branca e mar azul, espregui adeiras vazias e chap us de sol fechados. Uma legenda situa-a no futuro: "Costa Algarvia, 11h30, 02 de Agosto 2012". Em cima, um oct gono preto com sucedâneos brancos envolve de movimento a frase "Guimar es 2012 Capital Europeia da Cultura onde tudo acontece".
O an ncio recorre publicidade comparativa, invulgar entre n s. Compara dois "produtos" tur sticos, o Algarve e Guimar es. Na "realidade" sugerida, querendo ter gra a, os turistas acorrer o a Guimar es no Ver o de 2012, deixando o Algarve deserto. A compara o ficcional, pois faz-se no futuro e entre produtos n o compar veis. N o h semelhan as entre o Algarve das praias e Guimar es, cidade hist rica do interior minhoto. Completam-se, n o competem.
Deixar algu m de fazer praia no Algarve para visitar Guimar es em 2012? Ningu m acreditaria nisso. A cidade minhota ser "onde tudo acontece", enquanto nas praias, como a do an ncio, se quer que nada, rigorosamente nada, aconte a. Eu, da praia do Algarve, espero sossego, sil ncio, aus ncia de banhistas ruidosos, de desportos motorizados e de publicidade em avi es. Desejo apenas a espregui adeira, a toalha na areia, a sombra do chap u e o que o Algarve bom me d h 50 anos: gua boa, sol bom, temperatura boa, aragem boa, aroma bom das plantas selvagens das dunas e arribas, enfim, o Algarve das praias maravilhosas como a do an ncio de Guimar es 2012.
Suponho que a AHETA n o percebeu bem que aquela foto fant stica para o turismo do Algarve: ao v -la, eu j morro de saudades da praia, duma praia como aquela, fiquei desejoso de estar no Algarve s 11h30 de 2 de Agosto de 2012. Guimar es que espere por mim noutra data de 2012.
Que diabo, preciso aceitar com esp rito de humor uma publicidade comparative ficcional como esta. Por que n o respondeu a AHETA com um an ncio mostrando Guimar es cheia de gente suada, aos encontr es nas ruas, em 2 de Agosto de 2012 s 11h30, ou porque n o respondeu com v rios cartazes mostrando outras maravilhosas praias algarvias desertas no dia 2 de Agosto de 2012 s 11h30? Quem sabe se as reservas na hotelaria do Algarve n o come ariam de imediato?
O cartaz serviu tanto Guimar es como o Algarve e o comunicado da AHETA serviu menos o Algarve do que a visibilidade de Guimar es 2012. O cartaz, que n o vi nas ruas, foi reproduzido em dezenas de media.
O mesmo se diga do an ncio de Bulgari censurado pela municipalidade de Veneza. Destinava-se a cobrir parte da fachada do pal cio dos doges. O presidente da câmara disse: "Um an ncio mostrando uma mulher nua num div n o apropriado para a Pra a de S. Marcos". Se tivesse dito que nenhum reclame apropriado quele lugar hist rico e m gico, compreender-se-ia. Mas que exagero, censurar um reclame com a actriz Julianne Moore tapada por uma mala e por dois le ezinhos fofinhos. mostra, s parte das pernas, um bra o e um ombro de Moore - muito menos do que se v em muitas pinturas e esculturas antigas nos museus em redor da Pra a de S. Marcos.
O an ncio recorre publicidade comparativa, invulgar entre n s. Compara dois "produtos" tur sticos, o Algarve e Guimar es. Na "realidade" sugerida, querendo ter gra a, os turistas acorrer o a Guimar es no Ver o de 2012, deixando o Algarve deserto. A compara o ficcional, pois faz-se no futuro e entre produtos n o compar veis. N o h semelhan as entre o Algarve das praias e Guimar es, cidade hist rica do interior minhoto. Completam-se, n o competem.
Suponho que a AHETA n o percebeu bem que aquela foto fant stica para o turismo do Algarve: ao v -la, eu j morro de saudades da praia, duma praia como aquela, fiquei desejoso de estar no Algarve s 11h30 de 2 de Agosto de 2012. Guimar es que espere por mim noutra data de 2012.
Que diabo, preciso aceitar com esp rito de humor uma publicidade comparative ficcional como esta. Por que n o respondeu a AHETA com um an ncio mostrando Guimar es cheia de gente suada, aos encontr es nas ruas, em 2 de Agosto de 2012 s 11h30, ou porque n o respondeu com v rios cartazes mostrando outras maravilhosas praias algarvias desertas no dia 2 de Agosto de 2012 s 11h30? Quem sabe se as reservas na hotelaria do Algarve n o come ariam de imediato?
O cartaz serviu tanto Guimar es como o Algarve e o comunicado da AHETA serviu menos o Algarve do que a visibilidade de Guimar es 2012. O cartaz, que n o vi nas ruas, foi reproduzido em dezenas de media.
O mesmo se diga do an ncio de Bulgari censurado pela municipalidade de Veneza. Destinava-se a cobrir parte da fachada do pal cio dos doges. O presidente da câmara disse: "Um an ncio mostrando uma mulher nua num div n o apropriado para a Pra a de S. Marcos". Se tivesse dito que nenhum reclame apropriado quele lugar hist rico e m gico, compreender-se-ia. Mas que exagero, censurar um reclame com a actriz Julianne Moore tapada por uma mala e por dois le ezinhos fofinhos. mostra, s parte das pernas, um bra o e um ombro de Moore - muito menos do que se v em muitas pinturas e esculturas antigas nos museus em redor da Pra a de S. Marcos.
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