Opinião
The everything Store
The everything store é uma espécie de biografia de Jeff Bezos, o fundador da Amazon. A história de Bezos – tal como já tinha acontecido com Steve Jobs e a sua Apple – confundem-se com a história da Amazon. Este facto transforma o livro num manual de instruções, baseado no relato da evolução de uma empresa de referência, onde se exploram tanto os lados brilhantes como os negativos, frequentemente ofuscados pelo sucesso da companhia.
É importante referir desde já que esta não é a versão do fundador sobre a sua própria vida e sobre a evolução da sua empresa. O output que foi publicado resulta de mais de 300 entrevistas com todos os que fizeram parte desta história, desde os mais relevantes, àqueles que só reuniram uma ou outra vez com o líder da Amazon, passando por concorrentes e outras personagens relevantes no mercado.
Este aspecto é particularmente importante, porque o livro explora muitas conversas, reuniões, sondagens e abordagens que incluem os líderes de empresas como a Microsoft, a IBM, o E Bay, a Google e a Apple, entre muitas outras. Só por este factor o livro já é recomendável, porque destapa muito do que é a forma como grandes empresas são geridas, nomeadamente no contacto pessoal com os concorrentes – um factor ignorado por muitos dos gestores mais mundanos.
Mas o livro de Stone serve sobretudo para perceber como Bezos está a revolucionar o retalho com a sua proposta de valor diferenciada e sempre à frente da concorrência. O autor mostra-nos pelos caminhos da história da empresa quais foram os factores críticos de sucesso nos diferentes "milestones" do processo, tornando o livro altamente recomendável para todos os gestores e obrigatório para quem trabalha em retalho ou numa indústria que dele depende.
Autor: Brad Stone
Data Original: Outubro 2013
Frase: "Jeff Bezos and the story of Amazon"
Keywords: Bezos; Amazon; Book; Internet; Google; Barnes & Nobles; E Commerce
Apreciação: ****
Docente do IPAM e Porto Business School