Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião
28 de Abril de 2015 às 21:20

"Do Over"

Temos evitado os típicos livros de auto- ajuda que, sem modelo nem lógica, procuram encontrar soluções milagrosas para o sucesso, a felicidade e o dinheiro.

  • ...

 

Entendemos que para encontrar essas tretisses – não me ocorre outra palavra – os leitores não precisariam de ler coluna de opinião alguma, muito menos numa edição com a reputação do Negócios. Este livro pode parecer entrar nessa categoria, mas não. Devia, aliás, trazer um selo "bullshit-free" bem visível, para não confundir os leitores potenciais.

 

Em vez disso, "Do Over" é um livro de gestão de carreira, útil tanto para os colaboradores como para as próprias empresas - já que o modelo que o compõe não passa por mudanças de organização ou negócio, nem explora o empreendedorismo como uma solução necessariamente melhor.

 

"Do over" propõe uma mudança de mentalidade absoluta, baseada num framework que começa, como qualquer processo, numa fase de consciencialização. Para irmos a algum lugar novo, será sempre preciso sabermos onde estamos antes. O modelo que o autor propõe explora a possibilidade de mapear primeiro e ampliar depois as quatro variáveis-chave: sentido de urgência, capacidade de relacionamentos e comunicação, competências e carácter.              

 

Com um humor muito próprio, o autor – que diz ter demorado 12 anos a escrever o livro – mostra-nos que apesar de ser bem verdade que o segredo está sempre em nós mesmos, há formas assertivas de controlar esse processo de transformação, que termina com maior envolvimento com trabalho, paixão pelas funções profissionais e alinhamento dos valores da vida privada com aquelas que são necessárias no desenvolvimento da actividade profissional.

Interessante.

 

Docente do IPAM e Porto Business School

 

Autor: Jon Acuff

 

Data Original: Abril 2015

 

Frase: "Reinvent your Work"

 

Keywords: Career savings account, happiness, success, balance, skills, relationship; character; hustle; fresh; renew

 

Apreciação: ****

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio