Opinião
How to Win Every Argument
Este pode ser um livro a considerar nos âmbitos de Negociação e de Gestão, entre outras disciplinas, mas em simultâneo um divertido entertainer para qualquer interessado em saber mais sobre as pessoas, o racional, o intelecto, as reacções, as lacunas e as falácias, e de que forma o pensamento das pessoas como ser racional é gerido e pode ser condicionado. Trata-se de um tema fundamental para áreas como Ciências do Consumo, Marketing ou Direito, mas que tem a maior importância para todas os clusters profissionais.
Madsen Pirie ensina os seus leitores a usar e - de facto - abusar da lógica para ganhar discussões, debates ou outro tipo de desacordos, através da argumentação. A componente de irracionalidade previsível também explorada por D. Pink está correlacionada com esta matéria. O livro discrimina e exemplifica casos de falácias racionais que a maior parte das pessoas faz regularmente, sem se dar conta, e de que forma o conhecimento desta "ciência" pode ser decisivo - como factor de desequilíbrio - para se tirar vantagem numa discussão ou negociação. Este livro complementa a educação clássica, baseada em gramática, retórica, lógica, acrescentando-lhes uma nova e relevante dimensão.
O autor demonstra como é possível fortalecer a consistência do próprio pensamento, enquanto se detectam as fraquezas dos argumentos dos demais, de forma a tirar vantagem disso em prol dos objectivos iniciais. O autor exemplifica ainda como ser deliberadamente ilógico sem perder a eficácia nos resultados.
De entre as muitas obras de pensamento crítico que cada vez mais se editam - sobretudo em língua inglesa, " How to Win Every Argument" apresenta-se como um dos mais lúdicos e acessíveis, sendo recomendável a todos.
Autor: Madsen Pirie
Data Original: Novembro 2007
Frase: "The Use and Abuse of Logic"
Keywords: argumento; lógica; razão; falácia; negociação; pensamento crítico
Apreciação: ***
Docente do IPAM e Porto Business School