Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião

"Shark Tank"

Empreendedores: já conhecem o programa da SIC Radical com o nome de "Shark Tank"? Se não conhecem, comecem a ver este programa. Aprenderão muito sobre como negociar com investidores e qual a informação que deverá estar na "ponta da língua" para responder às perguntas dos potenciais financiadores.

  • ...

O programa "Shark Tank" é composto por cinco investidores privados, conhecidos como "business angels", que investem com o seu próprio dinheiro em projectos que lhes são apresentados em poucos minutos. Todos os investidores já foram empreendedores de sucesso, vendendo os seus negócios entre milhões de dólares e biliões de dólares.

Com muita experiência em negócios "start-up", onde todos se iniciaram, acreditam que conseguem enriquecer ainda mais descobrindo outros empreendedores que, como eles, possam vir a ter sucesso. É isso que procuram no programa, durante poucos minutos e com perguntas assertivas, duras, por vezes, e directas, que os ajudam a tomar uma decisão quanto ao investimento que pretendem fazer e valor associado que será convertido em quota na empresa.

É impressionante o que se pode aprender em tão pouco tempo num programa destes. A análise sintética que fazem a cada projecto, deixa tudo totalmente claro quanto ao risco associado e à vontade, ou não, de investir nele. O capital não faz tudo numa empresa, mas é preciso encontrar o parceiro certo. Os tubarões sabem disso melhor do que ninguém. E, mesmo dispondo de capital suficiente para investirem sozinhos num projecto, por vezes associam-se ao tubarão do lado que tem experiência no mercado em questão e que pode marcar a diferença entre o sucesso ou insucesso do projecto.

Os tubarões avaliam, entre si, qual a mais--valia de terem consigo outro tubarão. Caso contrário, não se associam. Isto mostra claramente que o capital não é tudo nas "start-ups" e estar com o parceiro certo faz uma grande diferença.

 
TOME NOTA

1. Aprenda a negociar, a ser convincente e a vender o seu negócio com entusiasmo.

 

2. Saiba o que dizer em pouco mais de 30 segundos para vender a sua ideia.


Como empreendedor, pode aprender muito com este programa. Veja vários episódios para entender como deve pensar no seu negócio, ou

seja, se ele tem mercado, potencial, se é muito ou pouco arriscado ou em que mercados não se deve envolver.

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio