Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião

O visionário

Um visionário é aquele que consegue ver para além do momento presente, consegue prever uma necessidade que outros dificilmente vislumbram. Acima de tudo, são pessoas com ambição e que acreditam que podem mudar o mundo.

Steven Paul Jobs (Steve Jobs), Mark Elliot Zuckerberg (Mark Zuckerberg), Thomas John Watson (Thomas Watson), Henry Ford, entre muitos outros foram empreendedores que mostraram ser visionários no seu percurso profissional.


Coincidência ou não são todos empreendedores Americanos. Ser-se visionário não está associado ao País onde vivemos, mas sim à pessoa que somos. Mas o país onde vivemos também contribui para a aumento ou diminuição dessa visão, e da ambição e animo que podemos ter.


Um visionário é aquele que consegue ver para além do momento presente, consegue prever uma necessidade que outros dificilmente conseguem, e acima de tudo são pessoas com ambição e que acreditam que podem mudar o mundo. Para se ter estas características não se pode ser convencional, tem de ouvir todos os dias que você está louco e que vive nas nuvens. Se ouve tudo isto e tem visão então é porque tem as características de um visionário. Mas em Portugal, não basta ter essas características, pois a cultura e a dimensão do País, facilmente o conseguem derrubar.


Conheci alguns visionários em Portugal que conseguiram mostrar ter essas características e alcançar objectivos que para outros eram inalcançáveis. Esses normalmente são chamados de aldrabões, oportunistas ou algo pior, mas como referia, todos esses comentários tem de existir em Portugal para que garanta que é um visionário.


Penso que um bom exemplo da falta de visão se consegue ver todos os dias na televisão com as famosas discussões no parlamento. No plenário da Assembleia da Republica o que está em causa não é o País, nem é ter uma visão de como ultrapassar as dificuldades, mas sim discutir a palavra A ou B que foi proferida por um ou outro deputado, e às vezes até chegar ao ridículo de ler a definição da mesma no dicionário. Isto não é visão, isto é perda de tempo. Mais importante é ser-se politicamente correcto, agradar a todos, não ser-se disruptivo ou seja apenas ser mais um no meio de muitos.


Ser visionário implica igualmente saber e querer mexer-se. Não será em Portugal, na dimensão do nosso país que vamos conseguir atingir os nossos objectivos. O empreendedor Português, nesse sentido é muito comodista e pouco ambicioso. Mas também pouco apoiado quando quer ser dinâmico, agressivo e pensar fora da caixa.


Precisamos em todos os sectores ter mais visionários, ou arrancar aqueles que o são do armário e apoia-los. Existem muitos Steve Jobs escondidos com pouca autoestima e confiança para sair do seu buraco e mostrarem-se ao mundo. O Steve Jobs não foi, nem será único como visionário, mas sim foi corajoso para enfrentar todas as negações, contradições e desacreditações que lhe foram colocadas ao longo da sua vida. Quem acredita que você é quem vai mudar a forma de viver nos próximos anos? Muitos poucos, ou com sorte a sua mãe. Steve Jobs mudou o mundo e deixou um legado que vai alterar a nossa forma de viver por muitos anos.


Já sabe, se se considera um visionário, saia do armário, ganhe coragem para enfrentar todas as negações, e lute por aquilo que acredita, pois Portugal precisa de si. Conte desde já que ninguém vai acreditar em si, nem ninguém o vai ajudar. Se assim fosse, seriamos todos visionários. O visionário é aquilo que poucos são, por isso quanto menos apoiado tiver, mais visionário será.

 

 
Tome nota
1.Se todos acreditam em si é porque não é um visionário, mas mais um dentro do padrão.

2. Não basta ser-se visionário, também tem de mostrar ambição e mexer-se.

3.  A resistência à negação e falta de apoio também são factores importantes que tem de saber superar.

4. Se é visionário, saia do armário e lute pelos seus sonhos.

 



Envie para o "e-mail" jng@negocios.pt as suas questões, dúvidas ou experiências sobre "O visionário".

*Fundador da Zonadvanced e Bluegrana Capital Corporation

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio