Opinião
Geração Y e marketing 3.0
Eles andam aí. São conhecidos como geração millennial ou geração Y. Nasceram entre 1980 e 1995. Estão a transformar a gestão, como se comportam como consumidores, empregados e a revolucionar o marketing.
Criam novas marcas e novos projectos. São cidadãos do mundo. Nem são melhores nem piores do que as gerações anteriores. Apenas são diferentes.
Recentemente falei com finalistas de engenharia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Nova, num bootcamp. Sei que é uma amostra enviesada da população jovem. Preparados, inteligentes e corajosos, confidenciaram que são motivados pela atracção dos projectos, independentemente da geografia. Funcionam num mundo apenas com fronteiras virtuais.
Como marketers, o digital é rei para os millennials. Percebem melhor do que ninguém os consumidores da sua geração. O poder do conteúdo curto, directo e simples. O estímulo das interacções e da comunicação através das redes sociais. Da imagem. Do vídeo. Cultos no design. Exímios no customer experience.
Suportam causas. Quase metade dos millennials* estão dispostos a comprarem algo, se a compra suportar uma causa. Aquilo que o pai do marketing Philip Kotler no seu livro "Marketing 3.0: From Products To Customers To The Human Spirit" descreveu uma nova era de consumidores orientados aos valores das empresas e à colaboração em rede. Produtos e serviços que tornem um mundo melhor. Os valores e o desígnio são os facilitadores e o motor de relacionamento. Já não é o consumidor (marketing 2.0) nem o produto como no marketing 1.0.
Nos ecossistemas das empresas são já os líderes ou futuros líderes. Hoje um dos grandes temas das políticas de gestão de recursos humanos é a harmonização de diferentes gerações. Todas elas complementares mas com vicissitudes que podem abrir brechas nas organizações. Uma vez mais os valores das empresas surgem como unificadores e agregadores com os valores dos colaboradores.
E se falamos na geração millennium, a geração Z - também conhecida como iGeneration - já está aí. Nascidos perto do ano 2000. Digitalmente nativos, para os quais o e-mail é uma ferramenta arcaica e o Facebook uma rede para os pais.
*www.millennialmarketing.com
Nota: O autor não aderiu por vontade própria ao convencionalismo do recente acordo ortográfico.
Responsável de Marketing no SAS Portugal