Opinião
"Selected"
"Selected" fala sobre liderança - tema que inspira uma parte muito considerável dos títulos sobre gestão, negócios e desenvolvimento pessoal.
No entanto, "Selected" não é uma obra comum, fugindo quase por completo ao viés da auto-ajuda. Os autores pretendem explicar porque existem líderes e seguidores, tentando compreender o próprio fenómeno da liderança. O livro assenta numa ideia: a Teoria Evolucionista da Liderança (TEL), segundo a qual os comportamentos de líder e seguidor não são mais do que o resultado da evolução humana, ao estilo darwinista. A TEL defende que esses comportamentos foram cruciais para a sobrevivência [física] dos nossos ancestrais - temos muito mais em comum com o Homem da savana do que tendemos a admitir ou conhecer. Portanto, "Selected" é um livro sobre como e porquê a liderança evoluiu na espécie humana.
Os autores consideram que há provas abundantes que a liderança e o seguidismo surgem de forma automática e normalmente resultam numa relação benéfica. Grupos liderados têm melhores resultados do que grupos sem líderes. Um dos aspectos que marcam a diferença face a outros livros sobre este tema é o destaque que se dá aos seguidores e não apenas aos líderes. Explica-se que líderes e seguidores podem alternar, dependendo da situação e que, se é certo que há uma preferência histórica por indivíduos do sexo masculino, altos, bem falantes e com maxilares fortes, é o contexto que determina quem desempenha cada papel.
Autor: Mark van Vugt e Anjana Ahuja
Data: 2010 - Profile Books
Frase: "Led groups invariably fare better than groups without leaders"
Keywords: ELT - Evolutionary Leadership Theory; The three S's - Sex, Status, Salary; Pecking Order; Mismatch Hypothesis
Apreciação: ****
Economista da IMF, Informação de Mercados Financeiros
filipegarcia@gmail.com