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[620.] Casal Garcia

Admiro o histórico slogan do vinho verde Casal Garcia: "Haja alegria. Haja Casal Garcia."Ésimples. Despretensioso. Ressuma todas as qualidades formais de um slogan: curto, ritmado, rimado, sugestivo.

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Utiliza a função poética na repetição da forma verbal do verbo. A ordem dada ao observador ésimpática, pois o "haja"não parece obrigatório como um "compre"ou "faça", perdendo-se a imposição na terceira pessoa do verbo. E a palavra "alegria" incorpora a emoção mais simples a que a publicidade recorre. Diz-se "alegria"e, para quase todas as pessoas, vem por arrasto a ideia de companhia. Se háalegria, implica que não se bebe sozinho. E vice-versa. 

 

A publicidade gira sem fim em torno da ideia da alegria do observador, para a transformar em alegria no consumo, em consumo do produto anunciado. 

 

As variações do slogan ainda não o melhoraram. Em 2007, muito país, émuita alegria"fazia confusão. A frase muito país"tanto quereria dizer que o vinho émuito cádo nosso país como que estáem muitos países. Agora, Casal Garcia tem novos desenvolvimentos do slogan. Os publicitários acrescentaram narrativas, o "storytelling"que se tornou epidémico na publicidade. 

 

Num dos anúncios, duas mulheres e um homem fazem karaoke num local de festa; por cima de uns polígonos de cor carmim (simbolizando pessoas que se cruzam na alegria), aparece a frase: "Alegria énão saber a letra e cantar mesmo assim." A narrativa sóexiste na conjunção da frase com a foto, técnica que a publicidade tem desenvolvido com grande eficácia, sendo talvez um dos seus grandes contributos para a comunicação nas últimas décadas. Não que não existisse já, quer no jornalismo (as legendas de fotos), quer na arte (os títulos na pintura, escultura, etc.). Mas a publicidade juntou-os dentro dos anúncios, normalizou esta técnica de comunicação do nosso tempo e ultrapassou os riscos da incomunicabilidade: neste exemplo, quer a frase quer a foto, não fariam isoladamente o conseguido sentido final, o que nem sempre acontece. 

 

O anúncio pega numa situação alegre da quebra do quotidiano. Os amigos estão juntos; a obtenção de alegria éo único objectivo; o karaoke, com inseparáveis exibição e comédia, passa muitas vezes por se desconhecer as letras das canções. No contexto social, não sabê-las origina humor e alegria. Daíque se continue a cantar sem as saber. A frase está, portanto, correcta na interpretação da situação social. Além disso, prolonga o slogan no uso da alegria como conceito central no imaginário do produto. 

 

O anúncio recorre ao que uma autora chama a "empatia doxática", colocando-nos na posição do outro aderindo àsua opinião (doxa) e adoptando a sua maneira de pensar. Neste caso, poderia ser uma mensagem que se envia a um amigo ou amiga: a foto mais a frase existem sem o produto. Parece aquelas mensagens que as pessoas põem no Facebook. Empatizamos com a alegria mostrada e com a narrativa resumida na frase. Sendo publicidade, o anúncio utiliza esta narrativa verbal-icónica para atingir o corolário na garrafa de Casal Garcia, estrategicamente colocada àsaída do rectângulo, no canto inferior direito. Não falta a água em "splash"na base da garrafa nem as gotas da condensação no vidro. 

 

A marca sentiu necessidade de ir mais além do seu slogan, cedendo ao "storytelling"para mostrar situações concretas de alegria. Elas empurram o observador para o desejo e a identificação. Mas, neste caso, não existiria este "storytelling"se não fosse o slogan original. E láestáele, com modéstia, na base do anúncio.

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