Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião
05 de Abril de 2013 às 10:09

O Deus das melgas

Relvas sacou de mais um coelho da cartola. Esta semana, o Usain Bolt das licenciaturas, apresentou, ao povo, mais uma ideia do seu gabinete de comunicação.

  • 2
  • ...

"Tens de ser perspicaz. E a tua perspiquidade tem de se ver logo na universidade."

Miguel Gonçalves


"Ela tem peneira do sono."
Fanny

 


Relvas sacou de mais um coelho da cartola. Esta semana, o Usain Bolt das licenciaturas, apresentou, ao povo, mais uma ideia do seu gabinete de comunicação. Nada menos, nada menos, que, Miguel Gonçalves. O nome soa a estilista, e não anda longe disso.


Miguel Gonçalves é o guru da moda das palestras de motivação. Faz uma espécie de stand-up em que ele se ri dos outros; dos que não empreendem. É uma performance de palco como tantas outras - na IURD fazem parecido, mas é com mais gente. Nos EUA, estes gurus já existem há muitos anos. Em tempos, alguém de uma editora olhou para as prateleiras cheias de livros de auto-ajuda e disse: "e se puséssemos isto em teatro?".


Miguel Gonçalves é um "performer" que usa frases motivacionais, que repete em cada espectáculo: "Difícil e impossível não são a mesma palavra." Obrigado, Miguel, dá imenso jeito para quem está sem emprego e passa o tempo a fazer palavras cruzadas. "Ser universitário é a coisa mais sexy do mundo. É um iPhone!", mas deixou-se levar pelo charme de cabine telefónica do Relvas.


Na sua palestra, Miguel Gonçalves conta a história de, em pequeno, ter deixado cair um secador na banheira, onde estava a tomar banho, e o secador começou a fazer faíscas dentro de água e ele chamou a mãe e disse - Mãe, a água está fazer piquinhos! - e termina dizendo que é essa a razão que o leva a ser tão eléctrico e nunca parar de fazer coisas... hum. Custa acreditar. Segundo essa lógica, diria que ele, em pequeno, sobreviveu depois de lhe ter caído, em cima, um contentor de banha da cobra de oito toneladas.


Voltemos ao convite. O ministro confessou ter conhecido o novo embaixador do impulso jovem através do youtube. (Se Relvas tivesse ido ao youtube, há dois anos, tínhamos um governo com o lema: "o medo, a mim, não me assiste") e decidiu convidá-lo - foi um impulso no vácuo. O ministro também quis deixar bem claro que a participação do guru vai ser de borla. Não disse de borla mas, sendo Relvas o ministro em causa, quis simplificar. Percebo a lógica de Relvas: não pagar nada pelo trabalho de um jovem é a marca de água do Impulso Jovem. E é uma lição de moral: por mais esperto e empreendedor que sejas, acabas sempre por ser enganado por quem manda. Acho estranho esta ausência de pagamento. Posso estar a confundir conceitos mas parece-me que todo o discurso do guru deixa de fazer sentido quando o empreendedor dá de graça o que tem para vender. Por outro lado, ele sabe o que tem a ganhar porque, como o próprio diz, "o produto que não está à mostra, não vende".


Para terminar a palestra, vem a conclusão. Miguel Gonçalves é um produto próprio da recessão e cavalga a onda (patética) do discurso: "ou és empreendedor ou vais amargar a hora em que nasceste". Não é um Deus das moscas, é um Deus das melgas. Ser empreendedor is the new ter um polegar oponível, diria ele. Chegou a altura da humanidade se dividir entre os que coram e os que não coram. Se ninguém dá por ti, é como se estivesses morto. No futuro, não há lugar para os tímidos.

 

 

 

4 Impulsos de Meia-Idade

 

1. Coreia do Norte intensifica ameaças - Que medo. Consta que, desta vez aprovou um ataque platónico diversificado contra os EUA. Kim Jong-un, em português, quer dizer: António José Seguro.

 

2. Programa de Sócrates na RTP1 vai ser ao domingo - Muito faz ele ao domingo. Que mania.

 

3. Vi o debate da monção de censura e acho que faz falta um Paulo Garcia, na Assembleia da República, para obrigar a olhar para quem está a falar. E podem tirar cartões de uma tômbola que qualquer deputado do PS ofusca o discurso do Seguro.

 

4. "Foto de Merkel nua, há 30 anos, pode ser verdadeira - Ainda bem. O pior era a foto ter sido tirada ontem e haver uma jovem de 20 anos, coitada, tão parecida com a Merkel. Era jeitosa, mas ninguém lhe pegava.

 

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio